ARLA/CLUSTER: Quem fala com as associações e amadores

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 - 22:08:25 WET

Caro João Costa e Carlos Neves,

Vão-me desculpar a sinceridade,  mas do meu ponto de vista, a culpa de tudo
isto é exclusivamente Nossa (dos amadores portugueses).

Tanto quanto sei a ANACOM não convidou as associações, nem terá de o fazer,
nem o pode fazer.
Nenhuma instituição pública da administração central irá dialogar com tanta
gente, e mais, com muitas associações ilegais, que não estão nem legal nem
formalmente constituídas ou que não possuem órgãos sociais, a verdade é
simplesmente esta.

Eu defendo o movimento associativo descentralizado, nem que sejam
associações de 15 ou 30 elementos, mas legais e a trabalhar.

Os amadores de rádios são os responsáveis por esta situação ridícula. Em
especial todos aqueles que estão filiados na REP. Quando se tentou criar uma
confederação nacional, dentro do quadro da IARU e ser alternativa e ou
complemento de outros projectos federativos existentes, que por motivos
conjunturais e outros, nunca funcionaram, não mobilizaram as associações nem
as pessoas (Federação Portuguesa de Radioamadorismo criada em 1977 e ou a
UAPR criada em 1994), alguns sócios da REP, sabotaram o processo,
perseguiram e caluniaram de forma criminosa pessoas bem intencionadas,
rasgaram actas e estatutos, e acabaram com essa ideia federativa, porque
tinham interesses pessoais e de grupo em manter as coisas nesse estado de
letargia e laxismo.

Agora não temos nada, nem nunca iremos conseguir formar absolutamente nada
similar, nem alternativo.
Penso mesmo que o radioamadorismo (tal como se conheceu nos últimos 30 a 40,
anos, estará condenado a médio prazo.

Dos quase 6.000 radioamadores portugueses, menos de 1.500 amadores estão
associados nas mais de 60 associações, federações e fundações de
radioamadores que pululam em páginas de Internet. Quantas delas estão legais
?
Quem afinal vai representar os restantes 4.500 radioamadores portugueses,
licenciados pela ANACOM e que não estão associados em nenhum organismo
associativo.

Um abraço,

Mariano