Re: ARLA/CLUSTER: Sobre a nova legislação

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Segunda-Feira, 8 de Janeiro de 2007 - 19:53:18 WET

Caro Neves, CT3FQ

Diz no seu e-mail que: «Primeiro, começaria por dizer que quem nunca foi CB
que atire a primeira pedra!»

Digo: Eu nunca fui "CB" ou nunca trabalhei nas faixas atribuídas ao Serviço
Rádio Pessoal - Banda do Cidadão.

Nunca operei nenhuma estação na faixa de frequências atribuídas ao Serviço
Rádio Pessoal ou Banda do Cidadão embora a tenha escutado algumas vezes, em
especial nos anos de 1965 até 1970, ainda no tempo das estações de AM em
Portugal.

Nessa época não existiam em Portugal nenhumas estações de CB (era ilegal por
imposição da PIDE-DGS), apenas se escutavam a América do norte e algumas
estações europeias. Raramente se recebiam estações do Brasil ou da América
latina. Tudo surgiu depois dos anos de 1970 e 1980.

Nunca fui CB - primeiro porque nunca me suscitou interesse, o que eu fazia
nas faixas do serviço de amador, bastava-me, e sobretudo porque, quando me
iniciei como amador de Rádio, o CB era liminarmente proibido em Portugal
(continental e insular).

A Banda do Cidadão apenas era tolerado (não era legal) nas antigas colónias
africanas, que só depois dos anos de 1970, começaram a utilizar essa faixa
de frequência, para a defesa civil.
Confesso que não me sinto minimizado por isso.

O que diferencia as pessoas, são as atitudes individuais e colectivas (de
grupo), não são as faixas de frequência.
Um bom cidadão ou um bom operador amador de rádio, tanto o é nos 27 MHz,
como o pode ser nos 3.6 GHz ou em 7 MHz.

Finalmente, sou da inteira opinião do nosso colega CT1EWA, concordo
absolutamente com as eventuais medidas restritivas e progressivas, impostas
no acesso de novos candidatos ao Serviço de Amador e Serviço Amador de
Satélite, porque quem gostar de aprender e praticar Rádio, seguramente que
se irá esforçar e melhorar no saber e nas competências, para alcançar novos
e melhores objectivos.

Espero sim, que venham a abrir o acesso às crianças e aos estudantes, a
partir dos 10 ou 15 anos, para poderem ingressar no radioamadorismo. O resto
se verá depois.

Hoje confunde-se e mistura-se tudo, onde tudo é tido como radioamador,
quando no quadro da Lei, são coisas absolutamente distintas umas das outras.
O  Serviço Rádio Pessoal ou Banda do Cidadão não tem absolutamente nada a
ver com Serviço de Amador e Serviço Amador de Satélite, salvo se quisermos
(com boa vontade) dizer que em ambos os casos se opera um equipamento de
rádio, ou se fala a um microfone.

Um abraço amigo,

Mariano, CT1XI