Re: ARLA/CLUSTER: Alguma coisa mais sobre a nova legislação?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 5 de Janeiro de 2007 - 09:54:55 WET

Olá Jorge

Estou completamente de acordo contigo. Como sabes nunca fui CB, porque na
altura e assim que tive idade para isso entrei directamente como CT, talvez
porque o radio onde comecei a fazer escuta aos 9 ou 10 anos nem ia aos
27MHz, e nesse tempo ainda a maioria dos amadores trabalhava em AM. Todavia
como dizes e muito bem, não é por ser em 27MHz ou em 7MHz ou em 144 ou 432
que se pode considerar que é mau ou bom. cada banda tem a sua aplicação e a
sua utilidade, e o que na realidade é uma variavél é o comportamento humano
e a educação dos operadores. É claro que à uns anos atrás a banda do
cidadão, pela sua natureza mais aberta era mais propicia a nela entrarem
pessoas sem respeito para com os outros. Infelizmente muitas dessas pessoas
vieram para as bandas de amador, e notou-se um acrescimo de desordem nas
bandas de amador, principalmente em VHF. Se reparares hoje os 27MHz até são
um lugar sossegado onde se pode conversar, exceptuando como é lógico aquele
canal utilizado pelos camionistas que até arrepia escutar. Não é que todos
sejam malcriados, mas parece que nesse canal se instituiu uma cultura de
"parolo" em que cada um tenta ser mais malcriado do que o outro. Daí que
muitos operadores, camionistas de profissão, e porque certamente tem um
angulo de visão diferente dos usuarios normais desses canais, tivessem
optado por se juntar a nós, e hoje conheço alguns que são excelentes colegas
e amigos. Mas quero eu com esta ladainha dizer, aliás como ja foi repetido
por muita gente, que quem faz as bandas são os operadores, e em todo o lado
as medalhas tem duas caras. Assim existem  nas bandas de amador e na banda
de CB pessoas respeitadoras e pessoas que não tem respeito por ninguem.
Nunca concordei com a destinção entre radioamadores que vieram do CB e
aqueles que como eu nunca foram CBs, e como sabes, a maioria dos meus
melhores amigos, em que estás incluido veio mesmo do CB. Prefiro admitir que
aqueles que escolheram juntar-se a nós, o fizeram numa optica de evolução, e
sem qualquer interesse paralelo a isso. Alem disso ao que parece, agora as
licenças de CB acabaram e sendo assim eu até sou capaz de montar um CB de AM
para ser mais um radiosito a trabalhar na prateleira. Já que tenho tambem um
par de PMRs junto-lhe um CB que é pra completar a estação!

73 de CT4RK