RE: ARLA/CLUSTER: Alguma coisa mais sobre a novalegislação?

Quinta-Feira, 4 de Janeiro de 2007 - 19:07:50 WET

Prezado Carlos Neves-CT3FQ.

Isso pode ser a situação actual, que pela pouca experiência que tenho no tratar com a ANACOM, parece-me  bastante construtiva e basicamente muito dependente de algumas pessoas que se encontram actualmente á frente desse organismo, mas no passado, as sugestões feitas pelos radioamadores que se preocuparam com o tema e que durante meses andaram a elaborar um documento que "emendasse os erros" do decreto-Lei 5/95 e portarias anexas, nunca foram atendidas, apesar das constante promessas para essas correcções, que considerávamos fundamentais.

Eu próprio informalmente e por sugestão de alguns abrie no yahoo grupos um fórum  para discutir o assunto onde algumas pessoas da ANACOM foram solicitas a se inscrever e aceitaram esse convide.

Foram feitas algumas sugestões sobre aquilo que era do conhecimento de alguns a partir de uma compilação realizada pelo Paulo Santos-CT1EWA e foram apontados caminho.

Portanto, informalmente vários de entre nós apontaram caminhos, agora do outro lado, nunca obtivemos qualquer feedback. Uma das ultimas sugestões para resolver o problema das reuniões foi sugerido que na sua página oficial a ANACOM inserisse um anteprojecto onde as respectivas associações se pudessem  manifestar.

Não é por falta de vontade de alguns que as coisas não avançam e como deve ser. Obviamente que sei dos constrangimentos que esse organismo padece mas ainda ao que sei, todos estão á espera que finalmente se convoquem formalmente as associações para darem o seu parecer como foi prometido. Mesmo algumas associações estão na disposição de se reunirem entre si e falarem a uma só voz.

As culpas não devem ser unicamente assacadas a um dos  lados. Existem entre os radioamadores, pessoas que inclusive em situações anteriores se disponibilizaram para serem consultores(?)desde que existisse uma iniciativa por quem de direito, no caso da ANACOM. Alguns inclusive têm obra publicada sobre aspectos específicos da actual legislação.

Com a publicação da legislação espanhola todos ficamos á espera que algo acontecesse. Existem outros aspectos que neste fórum não posso abordar mas que são do conhecimento de quem de direito. Obviamente que existe um GRAVISSIMO problemas estrutural que se resume numa Federação ou da existência de alguém ou algo que seja reconhecido por todos como interlocutor válido. Esse sempre foi e continua ser o cerne da questão eu diria mesmo social , cívico e civilizacional dos habitantes do oeste da Europa e em particular deste rectângulo á beira-mar .

Os radioamadores e as suas associações são muito culpados mas não são as únicas neste processo.

O caminho faz-se caminhando, pois as associações são constituídas por pessoas que sempre que foram abordadas deram o seu contributo graciosamente a titulo individual ou colectivo.

João Costa
CT1FBF