Re: ARLA/CLUSTER: Alguma coisa mais sobre a novalegislação?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Janeiro de 2007 - 13:14:41 WET

Bom ANO de 2007 para todos os colegas que não tuve oportunidade de contactar
ainda.

Eu bem queria estar calado, porque como alguns colegas sabem eu tenho pelo
menos 2 cruzes à minha espera no panorama do radioamadorismo portugues, e
assim que eu tiver um deslize maior aí vou eu ser pregado como um cristo.
 isto porque disse aquilo que muita gente sabe mas tem medo de dizer....Mas
adiante que isso não é o que me tras aqui a escrever.
O que me leva a escrever estas poucas palavras é para responder em concreto
à pergunta do CT3FQ, porque como dirigente de uma associação, estive
presente em 2 reuniões com o Eng Carlos Antunes e Alberto Diniz na ANACOM.
Bom! O teor das reuniões, e ao contrario do que muitos julgam, prendeu-se
exclusivamente com a questão dos repetidores, e apenas se abordou
superficialmente a questão da legislação. ficou de se encontrar uma
plataforma para que a ANACOM pudesse discutir com os amadores a nova
legislação, mas de uma forma mais "leve" sem ter de se andar a fazer
reuniões com todas as associações, o que é compreensivel, pois pela sua
morosidade e gasto de tempo para a ANACOM tornaria o projecto inviavel. A
pergunta é a seguinte: O que ja fizemos nós amadores, para ajudar a resolver
esta questão das reuniões???...Que eu saiba...NADA.
Não tenham duvidas que assim não se vai a lado algum, e a ANACOM se alguma
vez se der ao trabalho de fazer nova regulamentação, vai faze-lo à sua
maneira. Aliás, tambem está visto que a questão que nos levou à reunião
nunca ficou bem defenida, senão vejamos, o que acontece por esse país fora
sem qualquer reação por parte da ANACOM.
 Era presuposto que alem de uma determinada data,  todos os repetidores
abrangidos pela nova legislação,  estivessem de acordo com o que tinha
ficado acordado. No entanto passou esse limite, e mais outro, e ainda outro
e o que vemos???... Montes de repetidores a interferirem uns nos outros,
pedidos de alargamento de prazos para alterar os repetidores uns a seguir
aos outros, sem nunca modificarem nada,  frequencias reservadas a
associações que nunca mais montaram nada, repetidores montados ja depois de
sair a legislação, que não obedecem minimamente ao estabelecido pela mesma
legislação, repetidores a funcionarem sem tons de proteção...Enfim...Uma
autentica selva...Já estou arrependido de ter gasto tempo e dinheiro a
colocar os repetidores da associação de que faço parte de acordo com as
novas regras. Isto porque ainda hoje continuam impunemente no ar,
repetidores que nem tom de proteção teem e nem sequer estão com a emissão em
banda estreita, porque da recepção ja nem se fala. Poucas foram as
associações que se deram ao trabalho de mudar os filtros de FI dos
receptores ou colocarem estes em FM estreito por outro qualquer processo. A
minha homenagem aqueles que desinteressadamente trabalharam para cumprir com
as normas, e a minha desilusão perante aqueles que querem continuar como
sempre...a olhar para o umbigo, sem nada fazerem para cumprirem com as leis.
Perante isto o que é que esperam da nova legislação??? que faça milagres??
Não acredito! A legislação até pode vir a existir e a ser aplicada, mas de
certeza que vamos ver muitos a reclamar de tudo e mais alguma
coisa!...Normalmente aqueles que nunca nada fizeram pelo nosso hobby,
Será sempre muito dificil uma entidade exterior a nós organizar-nos, e nem é
essa a função da ANACOM. Isso cabe em exclusivo a nós, e somos nós que temos
que nos entender antes que a ANACOM use da sua autoridade , legitima aliás,
para nos colocar na ordem. Ja tinha dito isto quando da legislação dos
repetidores e ninguem acreditou! Só quando se depararam com factos
consumados é que deram o braço a torcer!...Com a legislação que se segue vai
acontecer exactamente o mesmo!

 E nem me façam falar da legislação sobre as classes de amador, porque
apesar do barulho todo que andam a fazer acerca desse assunto, e resalvando
honrosas excepções, anda por aí muito "menino" a querer chegar à classe "A"
à "boleia", sem se preocupar minimamente em evoluir nos conhecimentos. Não é
a questão do morse, (ou dos CT2 operarem em 20m em fonia), que aliás tambem
não concordo, com essa prova, apesar de que no tempo em que eu fiz o exame
de CW, era para passar da classe "D" para a "C"...Não era como agora que é
apenas para a "A". O problema é que mesmo depois de acabar a obrigatoriedade
do exame de CW, aqueles que não levarem uns "rebuçadinhos" que gostem, vão
continuar a barafustar por outra coisa qualquer que tem que saber no exame e
não dá!...Não podem!...Os outros tambem não fizeram e etc etc!!!... Como se
eu não conhecesse à 30 anos a musica que a "orquestra" toca.

E vou ficar por aqui antes que coloque mais uns pregos nas tais cruzes.

73 de CT4RK e um bom 2007