ARLA/CLUSTER: Re: Digest CLUSTER, volume 25, assunto 29

CT2HKY do Gmail ct2hky gmail.com
Sábado, 24 de Fevereiro de 2007 - 10:20:05 WET

Olá 73's a todos os colegas que entraram neste debate sobre APRS.

Eu só cá ando desde 1999, desde a mesma data ando nas comunicações digitais
tipo ax25, que é o packet e agora o aprs, quem me conhece sabe o que eu sei,
quem não me conhece, também não precisa de se preocupar com isto, sempre
estive ao dispor de toda a gente, para ajudar na configuração, ou
implementação de algo neste sentido, já configure vários programas F6FBB
para BBS's de Packet, uns ainda disseram obrigado, outros nem isso disseram,
mas nunca lhes cobrei essa obrigação, pois sou Radioamador por gosto, não
ganho dinheiro nem do, nem com o Radioamadorismo, nem o pretendo assim
fazer, tenho uma profissão e é dela que me sustento, então aqui no
Radioamadorismo, aproveito para aprender, e se poder ou for necessário,
ensino o que sei, gratuitamente como sempre foi o meu objectivo.

Para começar, e o meus explicar desta situação, enconrtra-se em
http://ct2hky.no-ip.biz na secção de APRS, quem tiver duvidas do porque que
leia um bocadito, pena ser extensa, mas foi o que se conseguiu arranjar.

Quanto ao plano de frequência da IARU para a banda de VHF, inclui entre os
144.976 Mhz a 144.990 Mhz a largura de banda disponível para comunicações
digitais, tipo ax25 a 1200 baud's, como não há até ao momento qualquer
legislação nacional que interponha a obrigatoriedade de uso desta ou daquela
frequência, entende-se que dentro desta largura de banda, mais tarde ou mais
cedo, terá que funcionar os nosso cluster, também já não são muitos, e assim
como as nossas poucas BBS's de packet que ainda existem, isto se o
entendimento pelo uso do VHF continuar a ser como é até hoje, eu
pessoalmente acho, e na BBS de packet de que sou responsável, tenho tentado
implementar essa regras, de que o packet deveria ser feito na maravilhosa
largura de banda disponível em UHF, mas isso é apenas uma ideia minha
pessoal e sem adeptos ou seguidores.

O uso da segunda frequência de aprs, alem do que já disse e escrevi
anteriormente, foi escolhida os 144.850 Mhz, por causa de algumas
associações de Radioamadores em Espanha, que fartos da "palhaçada" em que
dois ou três radioamadores nacionais, encapuçando uma associação,
transformaram o APRS nacional que deveria ser uma rede, como tal, haveria
regras a seguir por todos, e não no que se transformou, onde o tráfego que
está a passar em VHF no 144.800 Mhz é continuo e ininterrupto, por motivo da
constante re-transmissão de spot's de estações do Brasil, imaginem agora que
eu me transformava, ou deixava transparecer a minha veia de maluquinho, e
começava a lançar também os spot's de todo o mundo, da Internet em RF, se
existem colegas que têem interesses no Brasil, eu por mim tenho noutros
países, pelo que a maioria das estações que queiram transmitir alguma coisa,
não o conseguem, em virtude de não haver espaço livre sem RF para entrar ou
transmitir os seus spot's ou mensagens, a criação desta nova frequência é
apenas a consequência desta falta de respeito por um todo, que é uma rede, e
que obrigou alguns a tomar estas medidas. Já para não falar, do enorme
tráfego que estava a existir, e mesmo agora depois da saída de uma série
grande de estações, continua tal e qual, pois a ausência de spot's de
Portugal, é colmatada com os spot's vindos do Brasil.

Resta-me lamentar a falta de regulamentação, que em Portugal é sempre
aproveitada por mentes inférteis, que nada de bom conseguem dar ao
Radioamadorismo, pois o "dinheiro não compra sabedoria" e muito menos
civismo, educação, e respeito pelos outros, isso aprende-se durante a vida,
e mais uma vez, lamento muito, que alguns colegas pelos quais tenho bastante
admiração, se aproveitem mais uma vez destas situação lamentável que está a
acontecer, para em vez de se fazerem representar e fazer anunciar o tão bom
e desejado gosto pelo progresso do Radioamadorismo em Portugal, façam
precisamente o contrário.

Esta é apenas a minha opinião pessoal que convosco quero partilhar, sendo
que espero um dia, seja na frequência que for, que alguma rede de
comunicações de Amador em Portugal, possa ser digna desse nome, e que para
tal, basta o simples empenho de cada um, sem olhar a interesses pessoais ou
ideologicos.

Um bem haja a todos, e obrigado pelo espaço disponibilizado nesta mensagem.

NOTA: Já agora, para os colegas que não sabem como anunciar nada de novo em
Comunicações, em vez de estragar o trabalho dos outros, aproveitem para
criar algo de novo, evoluir as comunicações, percam o vosso precioso tempo,
na construção de programas para que um dia tudo seja melhor, e quando
"verem" outros a fazer algo na tentativa de melhorar o que acham que não
está bem, se não vos apetece aplaudir, tenham pelo menos o bom senso e
educação de os saber respeitar.

de Luis Cavaleiro - CT2HKY