Re: ARLA/CLUSTER: Segundo Boletim Informativo Mensal Radiodifundido, amanhã dia 2 de Fevereiro.

CT1FZC - Carlos Freitas ct1fzc gmail.com
Segunda-Feira, 5 de Fevereiro de 2007 - 23:39:15 WET

Caros colegas!

Aqui fica um parecer por parte da associação LARS, sobre alguns assunto aqui
descritos:

Assim:
1) A hora para a transmissão do Radio Jornal, deverá continuar a ser as 22h.
Às 21h30
será demasiado cedo para alguns colegas, ou estão a terminar o vitamínico,
ou num estabelecimento
ali perto a tomar um café! Estamos falar que é Sábado... 22h00 parece-nos
uma boa hora.

2) Para uma difusão mensal e opiniões de colegas da LARS , entre 45 e 60min,
será uma periodo
bastande aceitável, não será massador de modo nenhum! Se a ARLA e na pessoal
do
Miguel Andrade passar o Boletim para quinzenal, este periodo deverá ser
reduzido, ficaria entre
30 e 40mim. Na LARS, estamos disponíveis! Semanalmente não será fácil...

3) Em relação ao comprimento (em tempo) de cada câmbio, os mesmo não deverão
ser
superiores a 120seg. Embora o regulamento refere uma temporização até 3min,
o motivo
prende-se com o facto da estação repetidora da Serra da Gardunha. O
equipamento lá instalado
não comportar TOT superior!
Deve o texto estar formatado para que cada transmissão (câmbio) não supere
esse tempo.
Se isso acontecer, deverá ter-se em conta uma pausa de poucos segundos de
modo a desarmar
repetidores.

4) Na questão dos Beacons (ID) de cada repetidor, nada há a fazer, pois os
identificadores
saiem cada um no seu tempo... Parece-me particularmente interessante que a
ARLA, na pessoa
do seu responsável técnico, alterasse a estação repetidora de Santiago do
Cacém, para que o
ID não se fizesse ouvir da forma como está construído durante a utilização
do RV56. ("leva-se"
com o indicatido por inteiro no final de câmbio).
"Malha" diferente, (ID suspenso durante a utilização) está feita no RV57 de
Sintra 145.7125Mhz e com
uma aceitação bastante rasoável pelos utilizadores. Tornando os QSOs mais
agradáveis nesta
estação repetidora.

Isto são apenas pontos de vista, valem o que valem, estaremos disponíveis
para alguma alteração
por parte da ARLA em questão do formato do Bobetim Informativo Radio
Difundido...

Com os melhores 73
CT1FZC
LARS