RE: ARLA/CLUSTER: Eu e os condemónios.

CT1EWA ct1ewa gmail.com
Sábado, 15 de Dezembro de 2007 - 11:13:25 WET

Caro Colega

Li com atenção o seu email, lamento imenso os factos e por ser profissional
do ramo imobiliário e amador de rádio, permita-me os seguintes comentários:

      Tal não veio a acontecer porque a 10 de Setembro deste ano (como ainda
me lembro bem da data!) recebi uma chamada da minha xyl a dizer que a
imobiliária queria comunicar comigo pois a escritura, que não dependia da
dita imobiliária mas sim duma entidade bancária ( é estranho pois a
imobiliária tem toda a capacidade para “gerir” a situação), teria que ser
feita a 25 desse mesmo mês e no dia a seguir teria que ser feito o
descontrato

*         o distrate é feito no dia em que adquire a nova casa,

*          é requesitado antecipadamente com uns 8 a 15 dias  dependendo da
entidade bancária,

*          no dia que adquire uma casa nova é efectuado o distrate no
notário com a presença do representante ou representantes dos bancos
envolvidos , excepção em créditos específicos em que adquire uma nova casa,
ficando a aguardar a  venda da casa antiga e a pagar do empréstimo que fez
quando a adquiriu apenas os juros

*         no entanto se for apenas o distrate do empréstimo do anterior
proprietário, ele será sempre feito na altura da escritura e envolvendo os
representantes dos bancos envolvidos no anterior empréstimo e do novo
empréstimo ( se for caso disso)

 Com estas informações todas fui à imobiliária, falei que as coisas estavam
a ser feitas em cima do joelho ( parece-me que não só….), eles concordaram,
mas como era a entidade bancária que marcava as datas (??? Ou mentirosos ou
muito incompetentes) eles não podiam fazer nada, no entanto, a ideia que
avançaram, que foi do antigo proprietário da casa, seria visitar os
restantes condóminos do prédio ( parece-me que o exproprietário já saiu de
lá a saber bem os “condemónios” que tinha), dizer-lhes o que estava a
passar-se, pedir-lhes desculpa, perguntar qual a opinião deles, e caso fosse
positiva, avançar-se com a compra da casa.

      Com a aprovação de todos os condóminos,(faltou a assinatura de todos
num documento com a aceitação escrita) exceptuando o que não estava presente
e do administrador do condomínio que anteriormente tinha

dito que estava sobre reserva mas que no fim disse que não iria ser por ele
que eu não colocaria as antenas, fomos embora todos contentes (eu o antigo
dono) e no dia seguinte fiquei a manhã em casa e fui ao banco fazer o
descontrato.

      Vários factos ilegais ( muitos mesmo, passíveis de acusação no meu
entender e de queixa contra alguns intervenientes, nomeadamente a
imobiliária)foram tomados por aquela assembleia, tanto a nível da aprovação
que teria de ser por maioria de 2/3 e não por

1)não sejam ingénuos como eu que me fui fiar na palavra das pessoas em vez
de exigir um documento escrito ( isso sempre!);

2)não confiem nas imobiliárias pois não estão preparadas para o nosso hobby
(infelizmente, contra os meus colegas falo, há imobiárias e imobiliárias,
mas exijam tudo escrito e assinado no que respeita ao “negócio);

*         Há ocultação de factos pelo anterior proprietário e pela agência
imobiliária

*         No caso que se sintam lesados pelas imobiliárias há o IMOPI,
apresentem uma queixa contra esses “pseudo-agentes-imobiliários”!

Faço Votos que o colega CT1DRB consiga resolver e ultrapassar esta situação
e provavelmente terá de acrescentar mais uns euros ao custo do novo qth e
levar o caso a um advogado.

73’s

CT1EWA