ARLA/CLUSTER: Acerca dos concursos de CW.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 15 de Dezembro de 2007 - 09:02:20 WET

Caro colega David
Essa é a sua opinião e como tal tem direito a ela e respeito-a. No entanto
não concordo com ela no seu total,e sei que existem operadores em concurso
que alem de mensagens prégravadas usam o computador para receber e
transmitir. Quantos aos sinais fracos, com um receptor bastante estável, com
um largura de FI  estreita, consegue-se ir buscar sinais bastante fracos.
Alem disso, a "musica" dos concursos é muito repetitiva, o que auxilia o
copiar de ouvido, mas isso já nada tem a ver com os PCs. É lógico que os PCs
são de uma utilidade extrema nos concursos e disso eu não duvido. Mas repare
nesses filmes que nem uma chave de CW lá encontra. E até pode notar que
enquanto o operador está em escuta apenas olha para o PC e não escreve.
Escrever no PC enquanto se escuta os sinais é uma pratica normal de um bom
radiotelegrafista, mas nos casos apresentados não me parece ser essa a
prática.
Quero ainda salientar, que em Portugal, felizmente e apesar de termos muitos
defeitos, só conheço radiotelegrafistas de 1ª categoria, e fico muito
satisfeito de ser assim. Eu apesar de não estar virado para o DX tambem faço
CW, porque gosto de CW, e para não perder o treino, apesar de (devido a
doença auditiva progressiva)  fazer muito menos do que antes. No entato,
resalvo sempre aqueles que fazem CW com verdadeira "classe" seja em que
vertente for, pois acho o CW alem de um extraodinário meio de comunicação,
uma veradeira ARTE. Pode acreditar colega David, que sou um grande admirador
dos bons radiotelegrafistas ( só pode saber o seu valor quem realmente um
dia fez um QSO em CW nas mais adversas condições) .

73 de CT4RK

Em 14/12/07, David Quental <ct1drb  iol.pt> escreveu:

> Melhores 73s aos colegas,
>
> por cá vai-se andando excepto com os meus 'queridos vizinhos'.
>
> Quanto ao CW não disse nada acerca das potencialidades dos programas
> descodificadores de CW, pois nunca utilizei em virtude de não precisar. No
> entanto, tanto em actividades de expedições, como em concursos, nunca vi
> operadores a descodificarem o CW via computador. Na minha opinião nem há
> tempo para isso nas actividades de acima pois há tanta variação de
> velocidades entre os operadores (uns mais rápido, outros mais lentos, outros
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).