ARLA/CLUSTER: Em Outubro de 2007... batemos no fundo. Mas será que batemos mesmo no fundo...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2007 - 16:34:26 WET


Caros Colegas,

Desde á muitos ciclos solares que não se registavam médias de manchas solares tão baixas, tendo-se apurado que o mês de Outubro foi o pior ou um dos piores, desde que existem registos.

Passado estes meses todos, ainda se está para saber se o ciclo 24 já começou ou ainda estamos no fim do ciclo 23. As previsões enunciadas no principio deste ano falharam como se constata pela triste realidade dos números.

Manchas Solares em 2007

Janeiro: 16,9
Fevereiro: 10,6
Março: 4,8
Abril: 3,7
Maio: 11,7
Junho: 12,0
Julho: 10,0
Agosto: 6,2
Setembro: 2,4
Outubro: 0,9
Novembro: 5,0
Dezembro 4,4* previsão

Pior que isto não é possível, quando em 31 de Julho de 2006 apareceu a famosa mancha invertida, reputados cientistas como David Hathaway, físico solar no Centro Espacial Marshall em Huntsville, Alabama (EUA) vieram afirmar, precipitadamente, que o Ciclo 23 tinha terminado e que tinha começado o 24. Os meses seguintes vieram confirmar que estavam enganados e neste momento, não existem mais certezas sobre o que se está a passar realmente no Sol e se aquela curta mancha invertida era mesmo a invertida que se esperava á 10 anos.

Deixo-vos algumas informações produzidas pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, sobre o tema:

" Mas, quando terá início o Ciclo 24? Bem, a primeira mancha solar de um novo ciclo é sempre invertida. Há muito que os físicos solares sabem que os campos magnéticos das manchas invertem a polaridade de ciclo para ciclo: N-S torna-se S-N e vice-versa. No entanto, não há certezas em primeiro lugar é preciso ter em conta que esta mancha durou apenas cerca de 3 horas. Tipicamente, as manchas solares duram dias, semanas ou mesmo meses em alguns casos. Três horas é muito pouco tempo, de tal forma que esta mancha não teve direito a ser catalogada com um número, pois os astrónomos que habitualmente actualizam este catálogo não a consideraram relevante. É também importante notar que a latitude a que esta mancha surgiu é algo estranha, pois as manchas solares de um novo ciclo surgem a latitudes médias, próximo dos 30ºN ou 30ºS. Esta mancha surgiu a uma latitude de 13ºS.

Mesmo que o Ciclo 24 tenha realmente começado agora(31 de Julho de 2006), só daqui a 5-6 anos atingirá o pico. Durante algum tempo cerca de 1 ou 2 anos os Ciclos 23 e 24 irão conviver no Sol, tornando-o um caldeirão de manchas invertidas e não-invertidas. Actualmente no hemisfério Norte do Sol todas as manchas têm uma polaridade S-N, enquanto quer no hemisfério Sul todas são N-S. Há 10 anos que é assim, desde o início do Ciclo 23. Quando o Ciclo 24 se estabelecer como dominante o padrão magnético será diferente: no Norte as manchas terão uma polaridade N-S, enquanto que no Sul terão uma polaridade S-N. "

João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER