ARLA/CLUSTER: BEACON em 40m

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2007 - 15:22:55 WET

Caros colegas
Andava eu a dar umas "voltinhas" pelos 40m quando me chamou a atenção em
7040KHz, um sinal fraquinho de tinha todas as caractristicas de um BEACON de
amador. Prontamente fiquei à escuta e copiei IZ3DVW / BEACON. Movido pela
curiosidade fui à internet e encontrei os dados do "dito". Tem 0,5 watts e
está ligado a um dipolo em V invertido. Nada de especial, se fosse à noite,
agora às 14:45 com a propagação praticamente fechada, com uns  EAs a
chegarem sem sinal, e com uma estação de Italia a chegar a nivel de ruido,
estranhei escutar este BEACOM com 0,5 watts em Italia. Curioso é que tambem
escutava os BEACONS de letras , da marinha Russa, que se encontram entre os
7039 e os 7040KHz. Normalmente a esta hora não escuto estes BEACONS.

73 de CT4RK
--
Best 73 from:
regards from:

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).