Re: ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência145.200 FM

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2007 - 16:01:29 WEST

Caro Fabio
Com certeza que os QSOs agendados devem ter um frequencia atribuida na
altura da marcação do QSO, mas os 145.200 são a frequencia para a região 1
atribuida ao uplink da ARISS.
  *Amateur Radio on the International Space Station (ARISS)* Região 1 - 2m
uplink 145.200 MHz FM Regiões 2 & 3 - 2m uplink 144.490 MHz FM Cross Band
Repeat Uplink 437.800 MHz FM Downlink para todo mundo (todos modos)
145.800MHz FM Mundial
Packet uplink 145.990 MHz FM Prefixo de voz Americano NA1SS Prefixos de voz
Russo RS0ISS, RZ3DZR Prefixo UI Digipeater ARISS Prefixo do Bulletin Board
RS0ISS-11

Assim, pouco ético será chamar se estiver a acontecer algum QSO
préprogramado. E se em vez de uma chamada estiver a ser escutado um echolink
portugues em 145.200?...Isso será ética?...É que eu já escutei a informação
de que uma comunicação com a ARISS estava a ser interferida por estações
portuguesas, e ...ao chegar aos 145.200, estava lá um echolink a chegar a
Sines a todo o sinal!..Pelo que eu entendi do seu mail, um echolink já não
faz mal nos 145.200 MHz!,,,Se for uma chamada na frequencia atribuida à
região 1 para esse mesmo fim já é falta de ética?...Esclareça lá melhor o
seu email!
Pela milésima vez quero deixar claro que nada tenho contra os echolinks, Sou
sim 100% contra a anarquia com que se colocam em funcionamento esses
sistemas, principalmente na reduzida faixa dos 2m. É inadmissivel, na faixa
dos 2m, ocuparem-se varias frequencias ao mesmo tempo, com o mesmo QSO, como
eu já observei muita vez. Uma vez estavam 2 colegas portugueses, emigrantes
em N. Jersey (creio eu na sala lusofona ou algo assim), a fazer um ameno
QSO, e a ocuparem em Portugal 5 frequencias em 2m!!!.. E nem colegas de
Portugal estavam no QSO!!! Acha isto ética????..Eu não.
Cada um tem a liberdade de pensar o que quer. quanto a mim acho que a
frequencia atribuida ao uplink da ARISS região 1 deve ser salvaguardado.

73 de CT4RK