Re: ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência145.200 FM

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2007 - 15:47:56 WEST

Olá a todos!
Conforme disse o Colega Fabiano, os contactos no âmbito ARISS são agendados
com bastante antecedência e normalmente efectuam-se em frequências
diferentes das que normalmente são utilizadas pelos Amadores a bordo da
Estação.

Relembro que existem Frequências de "uplink" diferentes para as Regiões 1, 2
e 3 da IARU.
Sendo:

*Modo V/V Contacto com a Tripulação (Regiões 2 e 3): Operacional*
Uplink: 144.4900 MHz FM
Downlink 145.8000 MHz FM

*Modo V/V Contacto com a Tripulação (Região 1): Operacional*
Uplink: 145.2000 MHz FM
Downlink 145.8000 MHz FM

*Modo V/V Packet (Mundial): Não-Operacional*
Uplink: 145.9900 MHz AFSK 1200 BPS
Downlink 145.8000 MHz AFSK 1200 BPS

*Modo V Imagem: Não-Operacional*
Downlink 144.4900 MHz SSTV

*Mode U/V (B) FM Repetidor (Mundial): Não-Operacional*
Uplink: 437.8000 MHz FM
Downlink 145.8000 MHz FM

De salientar que os contactos em fonia com a ISS poderão ser feitos usando
os indicativos da estação:

RS0ISS, RZ3DZR - Indicativos Russos para fonia
NA1SS - Indicativo Americano para fonia

Poderão ainda ser usados os indicativos pessoais dos Astronautas e
Cosmonautas a bordo:

Expedição 15 (somente estão listados os Astronautas e Cosmonautas com
indicativo atribuido)
Comandante Fyodor N. Yurchikhin, RN3FI
Engenheiro de Voo Clayton C. Anderson, KD5PLA, arrived on STS-117, to return
on STS-120

De salientar que devido às diferentes tarefas atribuidas à tripulação,
nem sempre ser possivel o contacto mesmo que numa órbita favorável,
existe a possibilidade da estação de Amador a bordo estar "off"

Um pequeno "à parte", desde a missão STS-117, que terminou em Julho, foram
instalados nas ISS,
novos paineis solares e novas estruturas, que tornam a "assinatura"
visual da estação muito mais fácil de detectar a olho nú.
Para fazer um contacto visual, basta estar atento ao software de seguimento
de satélites
(eu recomendo o Orbitron - gratuito) e ver quais as órbitas favoráveis à
observação.
Geralmente são as que obedecem às seguintes condições:

Durante a madrugada:
A ISS deverá estar a Oeste da sua posição, para permitir que o Sol nascente
se reflicta nos painéis.

Durante o crepúsculo (por do sol - inicio da noite)
A ISS deverá estar em trânsito entre Oeste e Leste, pelo mesmo motivo acima.

Claro que estas regras não são rigidas e servem apenas como referência, a
consulta do software
é essencial, pois além dos considerandos que referi, existem outros tais
como a elevação da estação acima do Horizonte
a nebulosidade, etc.

Cumprimentos a todos

Salomão Fresco
CT2IRJ