Re: ARLA/CLUSTER: Democratização dos QSL`s Bureau e o fim dos pequenos poderes tradicionais.

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt

Caros Colegas

Gostaria de dar a minha opinião sobre este assunto.
Escreveu o colega Paulo Santos:

> Os bureaus só acabam se nós assim o desejarmos
(...)
> Para complementar ainda mais o meu pensamento, digo-vos que fiquei
> totalmente radiante quando na semana passada recebi uma qsl directa de
> 9G5ZS
(...)

Ainda que advogando o contrario (a continuação dos QSL bureau),
o colega deu um forte argumento no sentido oposto! Isto é, as QSL
que mais interessam (novo DXCC/Modo/IOTA/Grid etc.) normalmente
são enviadas por via directa.
As outras, as de menor relevância para qualquer diploma (não que
sejam menos importantes), seguem normalmente via bureau.
Sendo isto um dado adquirido, a partir do momento em que exista
um processo que dispense a troca das QSL de menor relevância,
os bureau estão condenados a desaparecer! Disto não tenho a menor
dúvida!
O processo até já existe (LOTW), mas ainda sofre das "dores de
crescimento". Logo que os procedimentos sejam simplificados
e aberto a outros diplomas (que não apenas a ARRL), então será o
golpe final nos QSL bureau (e por arrastamento, muitas associações)
de todo o mundo...
Mas as QSL irão desaparecer??? Claro que não. Continuarão a ser
enviadas para expedições, países raros, etc. Mas o "grosso" do volume
de cartões que circula pelo mundo (nos QSL bureau), vai acabar.

E então a célebre máxima da "Cortesia final de um QSO é a QSL"???
Continua válida. Só que tem que ser adequada aos novos tempos!
Tal como, por exemplo, as acções no passado tinham como suporte o
papel, e sempre que eram transaccionadas os papéis mudavam de mão,
hoje não passam de um registo num computador, de muda de uma
conta bancária para outra, com uma ordem de compra/venda efectuada
desde um PC, em qualquer ponto do mundo (Viva o séc. XXI).
Também as QSL, tal como já acontecia com os QSO dos concursos,
há muito que perderam o suporte material, passando a ser meros
registos, cuja veracidade é comprovada mediante o cruzamento de
dados.

E porque é que chegámos a este ponto?
Voltando ao exemplo das acções, a razão é a mesma que orienta o
mundo moderno: facilidade, rapidez, segurança e redução de custos!
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas aposto que hoje se
transaccionam mais acções por dia na bolsa portuguesa, do que
(nos tempos do papel) se transaccionavam num ano!!!
Da mesma forma, um vulgar DX'er faz mais QSO num ano do que
antes se fazia numa vida!
Por outro lado, antes a grande ambição era o DXCC, e 100 QSL
bastavam. Hoje, menos que o Honor Roll não é nada!
Antes a máxima aspiração era o 5BDXCC. Hoje é o 9BDXCC
(e qualquer dia há o 10BDXCC!!!). E depois há o WAS, WAZ,
IOTA, Challenge etc. etc.
Em resumo, os tempos são outros! E há que viver segundo os
tempos actuais, por mais saudades que tenhamos dos outros...

Já sei que isto assim não tem piada nenhuma, que a troca de QSL
perdeu todo o encanto. Concordo. Mas quem quiser pode sempre
usar o processo tradicional: QSL em papel via correio!
Ao menos por enquanto ;o)

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat