RE: ARLA/CLUSTER: Democratização dos QSL`s Bureau e o fim dos pequenos poderes tradicionais.

CT1EWA ct1ewa gmail.com

Bom dia colegas

Tal como algumas espécies animais e vegetais, o serviço de qsl bureau tende
a desaparecer (desculpem-me a comparação) por intervenção humana.

Vejamos o que se passa na "nossa casa".

Esse serviço é acedido por imposição e obrigação ( com a qual concordo).

 Um radiamador de Leiria para receber 1 QSL e emitir a respectiva resposta
via bureau, tem de obrigatoriamente ser sócio de uma associação de Lisboa.

Em tempos tentei inverter esta situação, ou pelo menos retirar essa
imposição!

De incumprimento em incumprimento, fui obrigado a "rasgar" os papeis porque
o que eles tinham escrito de nada valia.

2 Exemplos :

1 . Recentemente numa actividade da ARAL, um radioamador perguntou à
associação de radioamadores detentora do serviço de qsl bureau em CT, o
porquê da não existência de um acordo entre as duas associações.

Resposta: - tome lá uma folha de inscrição e faça-se nosso sócio.

2. O CS5FAT foi activado pela ARAL.

   Gentilmente fomos contactados pela Associação detentora do serviço de QSL
bureau, informando-nos que pontualmente e para o CS5FAT disponibilizavam o
serviço QSL bureau mediante algumas imposições ( que no caso e em específico
até traziam justiça).

Obviamente a resposta foi:

".........Lamento no entanto informá-lo não estar interessado na sua
proposta, não pelo seu conteúdo mas sim pela sua essência.

A ARAL tem interesse  e estará disponível para colaborar com a REP de forma
global e não ocasional.

Se V.Ex.a e a Direcção da REP entender que a ARAL e os seus associados podem
e merecem integrar e comparticipar no movimento federativo internacional de
radioamadores como sócios da ARAL, estaremos disponíveis por isso e por
outras inúmeras razões como o exemplo do CS5FAT a colaborar com a REP,
protocolando a forma e método dessa colaboração e assumindo as obrigações
que os estatutos da REP impõem aos sócios colectivos......"

   Resposta a esta nossa “ provocação” =     "………………………………………………………."

È com esta "visão" e com outras similares, que o "toque" no papel,
retribuição do contacto pelo qual muito nos esforçarmos para estabelecer, é
inviável para muitos, não tem interesse para outros que o substituem com a
ajuda de novas tecnologias,   e tende a deixar de ser possível.

Não há visão, há intransigência, há Internet !.....

Por mim prefiro o papel, mas .... há quem o "queime" muito lentamente!

Com isto não pretendo neste local e com este escrito, fazer nenhuma crítica
à Associação detentora do serviço de qsl bureau, nem nenhum juízo de valor
às suas orientações e á vontade dos seus associados dos quais eu faço parte
e por isso, e para isso,  me é concedida  todos os anos a possibilidade de o
fazer em local próprio.

Pretendo sim dar a minha opinião pessoal, da razão porque o serviço de QSL
bureau começa a ser "trocado" por serviços prestados pelas ditas "novas
tecnologias!"

73's

ct1ewa