ARLA/CLUSTER: Democratização dos QSL`s Bureau e o fim dos pequenos poderes tradicionais.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 14 de Agosto de 2007 - 13:12:40 WEST


Prezados Colegas,

O tema da administração das QSL`s foi sempre algo polémico e a maioria das vezes fracturante (para não aplicar outros adjectivos mais contundente) no nosso Hobby. Mas desde á alguns anos, está a acontecer uma REVOLUÇÃO que vai modificar definitivamente e irremediavelmente o pequeno poder dos tradicionais "bureaus (escritórios)" ainda existentes.

Neste momento, tanto o eQSL.cc - The Electronic QSL Card Centre (Propriedade de David L. Morris (N5UP) ) como o LoTW- Logbook of the World (Propriedade da ARRL - American Radio Relay League) já processam mais QSL electrónicas que os anteriores sistemas com QSL`s em papel, cerca de 85 Milhões para o primeiro e 75 Milhões para o segundo.

Alias, em boa verdade, NADA impede, que cada um de nós administre directamente as suas própria QSL`s electrónicas utilizando um dos dois sistemas, ou os dois em conjunto. Quanto á validade e certificação, ambos são seguros, no entanto a ARRL, somente reconhece o seu, depois de terem falhado as conversações com David L. Morris (N5UP) detentor da empresa eQSL.CC

Chamo a vossa atenção, isto para aqueles que andam mais distraído, sobre a entrevista dada por Alex Deniz(YV5SSB) a Juan Carlos Montalvo(EA2AOV) no seu Podcast - Entrevistas de Radioaficion, disponível em:
http://radioaficion.podomatic.com/ com o n.º 43 onde este tema é EXCELENTEMENTE abordado.

Como escreve o Juan Carlos Montalvo(EA2AOV), na apresentação; " Estamos seguros que esta entrevista não deixara ninguém indiferente" e eu acrescento; muitos se iram rever nela, em especial, muitas associações de radioamadores.

Para escutar, basta "clicar" em "Download", ou então fazer o "Save Target As" para uma pasta do seu PC ou leitor de MP3.

                     _\\|//_
                     ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
  *  QRA-Locator : IM58kq
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
  *  E-mail : See in www.qrz.com
  *  In get Callsign " CT1FBF "
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc
  **************************************






Mais informações acerca da lista CLUSTER