ARLA/CLUSTER: Canas de Pesca-instalação permanente.

João Costa»CT1FBF ct1fbf sapo.pt
Sexta-Feira, 3 de Agosto de 2007 - 06:54:00 WEST

Olá mais uma vez Sérgio Matias-CT2HMN,

-> qual a melhor forma de montagem de uma cana telescópica numa instalação
permanente e estabilidade da mesma ao longo do tempo...?
Os elementos tem uma tendência natural, com o passar do tempo, para se
voltarem a enfiar uns dentro dos outros; assim utilizo fita vulcanizada nas
junções. As canas servem dois propósitos, suporte para a antena e mastro. A
fixação da antena é também realizada com fita vulcanizada, braçadeiras de
plástico e fita cola isoladora de boa qualidade, umas por cima de outras.
Todas as partes metálicas e soldaduras  são besuntadas e com vaselina. Na
base, a distancia entre fixadores, deverá ser 10% da altura da Cana ; assim
se a cana tem 7mts de altura, a distancia é cerca de 70cm e podes reforçar o
interior com tubos de PVC de secções inferiores.

-> qual a forma mais correcta de passar o fio (usando ou não o último
elemento da cana) e que tipo de fio utilizar.
Existe quem passe o fio no interior e o prenda encima, no meu caso, fixo ao
exterior com fita vulcanizada, braçadeiras de plástico e fita cola isoladora
de boa qualidade. A secção do fio a utilizar é a  normal nas antenas de fio,
1,5mm de cobre multifilar isolado. Outra coisa, abrir mais o furo na base de
borracha no fundo por causa da agua e humidade não se acumular no interior.

Um Abraço e como podes ver a "irmandade" das canas de pesca para antenas é
muito popular entre os radioamadores.

João Costa
CT1FBF

ARLA/CLUSTER: Canas de Pesca
Sérgio Matias sergio.matias gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2007 - 23:27:49 WEST
Mensagem seguinte: ARLA/CLUSTER: Antenas canas de pesca

Olá a todos.

Agradeço desde já o interesse manifestado neste assunto.

Já tive oportunidade de consultar alguns dos "sites" indicados, que fornecem
boas ideias e detalhes de montagens.

No entanto, como possuo 2 acopladores de antena, tenho que dar uso aos
mesmos. De momento, tenho um instalado de forma permanente em conjunto com
um elemento telescópico de alumínio com 5,5m, e daí surgiu a ideia de
substituí-lo por uma cana de pesca em fibra de vidro. O outro será utilizado
em instalações temporárias.

Como anteriormente já tinha feito umas pesquisas nesse sentido, deixo-vos
agora as ligações para os "sites" que fui consultando...

http://f6iie.free.fr/bidouilles_antenne.html (recomendo a leitura do PDF
disponível para "download")

http://www.qsl.net/c56jhf/ (algumas fotos e pequena explicação do sistema)

http://www.ac7zk.com/AH4Vertical.htm (utilizando uma antena de CB)

http://www.joetracker.com/station/ah4.htm (antena dissimulada num
"flagpole")

Aproveitando ainda esta mensagem, gostaria de analisar alguns comentários
vossos sobre:

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias