ARLA/CLUSTER: Canas de Pesca

Sérgio Matias sergio.matias gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2007 - 23:27:49 WEST

Olá a todos.

Agradeço desde já o interesse manifestado neste assunto.

Já tive oportunidade de consultar alguns dos "sites" indicados, que fornecem
boas ideias e detalhes de montagens.

No entanto, como possuo 2 acopladores de antena, tenho que dar uso aos
mesmos. De momento, tenho um instalado de forma permanente em conjunto com
um elemento telescópico de alumínio com 5,5m, e daí surgiu a ideia de
substituí-lo por uma cana de pesca em fibra de vidro. O outro será utilizado
em instalações temporárias.

Como anteriormente já tinha feito umas pesquisas nesse sentido, deixo-vos
agora as ligações para os "sites" que fui consultando...

http://f6iie.free.fr/bidouilles_antenne.html (recomendo a leitura do PDF
disponível para "download")

http://www.qsl.net/c56jhf/ (algumas fotos e pequena explicação do sistema)

http://www.ac7zk.com/AH4Vertical.htm (utilizando uma antena de CB)

http://www.joetracker.com/station/ah4.htm (antena dissimulada num
"flagpole")

Aproveitando ainda esta mensagem, gostaria de analisar alguns comentários
vossos sobre:
-> qual a melhor forma de montagem de uma cana telescópica numa instalação
permanente e estabilidade da mesma ao longo do tempo;
-> qual a forma mais correcta de passar o fio (usando ou não o último
elemento da cana) e que tipo de fio utilizar.

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias
CT2HMN - IM58nm