ARLA/CLUSTER: Canas de Pesca

João Costa»CT1FBF ct1fbf sapo.pt

Olá Sérgio-CT2HMN,

Tal como o Carlos Fonseca referiu, desde à algum tempo fazemos parte da
"irmandade das canas de pesca" e temos realizado algumas experiencias.
Relembro-me que o meu interesse sobre estas aplicações das canas de pesca em
fibra de vidro, atenção as de fibra de carbono não interessam, começou ao
ver as suas montagens numas Dxpedicions realizadas no Brasil.

Existem uns interessantes vídeos no You Tube realizados por colegas ingleses
sobre a matéria, com verdadeiras operações em QRP. Eu particularmente
utilizo as Telesco de 7mts, onde numa tenho instalada permanente uma Super J
para 2mts e noutra, utilizo-a para suporte a uma Slim Jim para os 6mts.
Tenho também visto algumas aplicações para suportes para antenas NVIS nos
EUA.

As possibilidades são múltiplas,  sei que existem canas em fibra de vidro
até 15 mts, no entanto ainda não as encontrei á venda em Almada, alguém
saberá aqui na lista onde encontrar em Portugal  de 9, 11 ou mesmo 15mts...?

 O CT1GFQ utiliza com menos comprimento e voltadas para as Ondas Curtas e em
especial nos Field Days, alias a sua primeira aparição  foi no DX Camp ARLA
2006, podes ver as fotos em:
http://www.flickr.com/photos/joao_costa_ct1fbf/sets/72157601028892094/

A Steppir têm duas excelentes aplicações do conceito tipo;  antenas cana de
pesca multibanda para OC, no entanto o preço é muito elevado, podes ver a
brochura em:
http://www.steppir.com/files/vertical%20brochure.pdf

Cordiais e Amistosos 73`s e algo que necessites das nossas experiências é só
dizer.

João Costa
CT1FBF

Novamente..

Dando acesso a mais um neurónio para aceder à "RAM cerebral", e após umas
pesquisas, eis os resultados:

http://f4dyt.free.fr/recyclage/  (Antena vertical para la banda de 40m)

http://www.decathlon.pt/PT/Product_arborescence/nature-sports/fishing/fishing-rod---c/pole-telescopic/product_4418486/index.html#
(Ref.ª 4418486)