[ARLA/CLUSTER]: RE: ARLA/CLUSTER: Projecto de alteração dos indicativos de amador em Portugal

Sérgio Matias sergio.matias gmail.com

Olá a todos.
O tópico apresentado é sem dúvida interessante.

Da minha parte, após ler as duas propostas, manifesto preferência pela do
colega João Costa (CT1EAT), a qual passarei a comentar.

A mudança de seja o que for no nosso país, é sempre acompanhada de uma
resistência e inércia elevada, característica do nosso povo, remetendo-nos a
alguns factos históricos que ainda têm reflexos nos dias de hoje. No
entanto, as últimas gerações manifestam mais alguma abertura de espírito,
essencial nestes assuntos.
Atente-se ao facto de que não possuo formação em sociologia, mas creio que é
do senso comum o que acabei de expor.

-> Regiões:
Concordo com a ideia de que não deverão ser envolvidas no processo as
regiões autónomas, porque tal como referenciado, também eu já "sofri" por
ser CT2, onde para alguns, me encontrava nos Açores. Não sendo esse o motivo
principal, há que considerar o envolvimento global da proposta, devendo ser
tida alguma consideração no impacto posterior (e exterior) que poderia
causar. A divisão geográfica apresentada parece-me adequada e suficiente.

-> Prefixos:
Estão reservados para Portugal desde CQ a CU. Pondo de parte o prefixo CUn e
o CT3, o que está exposto na proposta de acordo com as classes parece-me
correcto. Da mesma forma, julgo bastante pertinente existir uma
identificação não ambígua de estações automáticas/não assistidas e estações
de associações/clubes.

-> Sufixos:
A total reorganização dos sufixos por região seria indispensável.
Passariam a ser atribuídos de forma sequencial e seria atribuído um novo por
mudança de classe, como exposto na proposta.
Permitir ao utilizador requerer um indicativo adicional traria certamente
inconvenientes para o objecto da proposta, no entanto, apenas o sufixo seria
passível de escolha, mantendo-se o prefixo, para minimizar a desorganização.

Não me vou alongar mais nesta exposição, e acredito que há bastante mais
para discutir e muitos comentários irão surgir, mas é mesmo esse o objectivo
do debate de ideias.
Ainda assim, estas propostas carecem de mais fundamentação, e uma sondagem à
entidade reguladora deverá ser tomada em consideração em todos os aspectos.
Concomitantemente, seria indispensável a formação de um grupo de
desenvolvimento/acompanhamento, representante do universo radioamadorístico
nacional, com base federativa. Mas neste ponto, já se sabe o resultado..

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias, ct2hmn