Re: [ARLA/CLUSTER]: RE: Experiências com sintonizadores de antena automáticos

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Olá Colega Sérgio.
Como agora a propagação vai começar a melhorar, as coisas vão correr melhor
a cada mes que passa. Um antena vertical, é por comodidade e facilidade de
instalação, sempre uma boa opção às antenas horizontais, e o comportamento
da mesma em relação à resistencia de radiação, ou seja: em relação à sua
eficiencia, será sempre muito proxima do equivalente fio na horizontal, e
com o mesmo comprimento. Em ambos os casos é necessário o "contrapeso" de
RF, que pode ser alguns fios de 1/4 de onda ou de preferencia uma boa terra,
com um cabo bem curto e de secção avantajada. A diferença vai residir apenas
na polarização. Numa antena de 1/4 de onda, (meia onda se tivermos em conta
a antena imagem no solo ou nos radiais) o ponto de alimentação é em corrente
e não em tensão, daí que seja menos susceptivel de provocar disturbios nos
sintonizadores modernos. No entanto não quer isso dizer que uma antena de
meia onda não funcione. Neste caso a antena tem uma elevada impedancia no
ponto de alimentação, e a alimentação faz-se em tensão, de modo que esta é
elevada. Um fio longo e aparentemente aperiódico, finciona sempre bem desde
que na sua extremidade a fase de RF atinja o valor de 90º. Neste caso a
antena entra em ressonacia quer na frequencia fundamental, quer nas suas
harmonicas. O sintonizador vai fazer avançar ou atrasar a fase de RF de modo
a que na extremidade estejam lá os tais 90º em relação ao ponto de
alimentação. Caso o sintonizador não tenha capacidade de compensar esse
desfasamento, a antena aprersenta VSWR e a eficiencia é baixa. No entanto
uma antena sem estacionarias não é sinónimo de uma antena que radie bem,
pois como disse anteriormenteos sintonizadores apenas adaptam impedancias,
mas nunca alteram a resistencia de radiação que é o que é o mais importante
para o funcionamento duma antena. A titulo de exemplo, uma antena de móvel
para 40m chega a ter uma resistencia de radiação de 2 ohms e uma resistencia
de perda de 48 ohms, ( a impedancia é igual ao valor da resistencia de
radiação mais a resistencia de perda) e no entanto não tem estacionarias. As
perdas chegam a ser tão grandes que a bobine escalda, e quanto mais quente
estiver maiores são as perdas. O aumento de potencia tem tambem um efeito
negativo, pelo facto de aumentar o aquecimento das bobines,
Quanto ao uso dos chapeus capacitivos, são recomendáveis sim senhor. Isto
porque grande parte da resistencia de perda, está nos circuitos indutivos de
uma antena (bobines de carga), e quanto mais elevado for o numero de espiras
pior e mais perdas tem, ao mesmo tempo que diminui a resistencia de
radiação. Desta forma, se adicionar capacidade aumentando a reactancia
capacitiva ao circuito a seguir à inductancia, mas sem alterar o comprimento
fisico para não desintonizar, terá de diminuir a inductancia diminuindo o
numero de espiras, e deste modo diminuindo a resistencia de perda e
aumentando a resistencia de radiação, e por conseguyinte a eficiencia da
antena.

73 de CT4RK