ARLA/CLUSTER: Re: Plano de Banda para os "ECHOLINKS" (JorgeSantos)

Rui Mota rui.mota sapo.pt
Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007 - 22:31:06 WEST

Eu Rui ct5goq estou completamente de acordo independentemente de saber do
que o colega ct4rk Carlos Mourato dizer quanto ao link das Caldas.
Com os meus melhores cumprimentos

Rui Carlos Mota
73's
CT5GOQ

----- Original Message -----
From: "Carlos Mourato" <radiofarol  gmail.com>
To: <ct2jib  arrl.net>; "Resumo Noticioso Electrónico ARLA"
<cluster  radio-amador.net>
Sent: Thursday, April 19, 2007 9:33 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Plano de Banda para os "ECHOLINKS"
(JorgeSantos)

Caros colegas

Eu não devia fazer comentarios sobre este assunto delicado, conhecidas que
são as minhas atitudes de resistencia quanto à utilização dos 2m nos
echolinks. No entanto vou tentar ser comedido e apresentar as minhas ideias
sobre o assunto.
Reconheço que a utilização do sistema de echolinks, é uma mais valia para os
amadores de rádio e em muitos casos mais uma maneira de comunicar à
distancia nos anos em que a propagação falha. Muito se tem dito sobre que o
echolink é um sistema eficaz para quem não pode montar antenas , não tem
propagação, tem muito QRM, etc...! Ora bem! nestes casos, temos que analizar
que o echolink não é um sistema de radio, mas sim um sistema de comunicações
baseado numa rede de dados. Assim, o que temos é apenas uma ligação de
audio, baseada num streaming digital,  para uma estação colocada
romotamente. Este sistema, apesar de bastante interessante a nivel
operacional, é no ponto de vista radioelectrico muito parecido com os
telefones celulares, porque na maioria do seu percurso usa simplesmente a
internet para transportar a informação, entre os equipamentos terminais. A
diferença consiste apenas em que esses equipamentos terminais "costumam" ser
rádios, operando nas frequencias de amador. Assim sendo, com um simples
equipamento de radio portátil, podemos falar para qualquer ponto do globo,
como se estivesse-mos ao telefone. Muito interessante, apenas para quem vê
no radioamadorismo um meio de "falar" e nada mais que isso. Acerca deste
assunto devo acrescentar, que para falar para qualquer parte do mundo
existem muitos outros meios identicos, como os messengers do MSN, ou do
YAHOO, ou do SAPO, do AOL, etc, etc, etc, . Aliás, existem na internet
grupos de radioamadores, no SKYPE  no YAHOO no MSN, etc, com quem se pode
comunicar, sem ter que gastar dinheiro em radios. É claro que não se pode
considerar que um contacto entre detentores de um indicativo, através do
messenger do yahoo, ou do SKYPE,  seja o mesmo que um QSO em 20m ou noutra
banda qualquer. Por isso vamos lá separar as aguas!!!!.. Radio é radio e o
resto são acessórios, que reconheço, tal como disse antes, tem a sua
utilidade, e os seus seguidores que eu respeito religiosamente.
No entanto, e daí talvez o meu desencanto quanto ao sistema, tenho vindo a
verificar, uma utilização selvagem da banda de amador dos 2m, escassa em
frequencias, por ser uma das mais utilizadas e que mais serviços suporta.
Chega-se ao ponto inacreditavel de colocar salas de chat de amadores
estrangeiros a ocupar frequencias em Portugal. Um dia escutei o colega
CT1CRR numa sala, e depois de mudar de frequencia, vou deparar com ele outra
vez 25KHz acima, e mais uma vez 25KHz acima e assim por diante até escutar o
mesmo QSO em 5 frequencias diferentes. Isto representa o que de mau se pode
fazer com as modernas tecnologias, e de como se pode transformar uma banda
de amador numa autentica selva, sem normas nem leis. Os echolinks começaram
a ser moda e todo o detentor de indicativo se julgou "autorizado", mesmo sem
haver legislação, a colocar em funcionamento um dispositivo de echolink. O
desplante chegou ao ponto, de em uma noite em que eu estava num QSO habitual
à anos, numa determinada frequencia, um detentor de indicativo, ( não o
considero radioamador) veio à frequencia, com um défice de educação
acentuado e dirigiu-se-me nos seguintes termos: "O colega faz favor de sair
desta frequencia que está a interferir no echolink das Caldas da
Rainha!"...Fim de citação.
Ora sendo eu amador de radio à mais de 30 anos, com a classe A e com morse,
(e sem passagens administrativas) desde os meus 19 anos, estranhei, estar a
interferir num sistema que não tem base legal, acabadinho de colocar no ar,
e respondi que se calhar, não era eu que interferia no echolink da Caldas,
mas sim o "dito" que poderia eventualmente interferir nas minhas
comunicações, e que se tal viesse a acontecer, eu teria de participar o
facto à ANACOM. A má educação do meu correspondente acentuou-se ao ponto de
eu desligar o radio para não estar a aturar "palermas". Por estas e por
outras, echolinks em VHF...Não obrigado.
No entanto não pensem que eu sou um anti echolinks...nada disso!!!!. tudo
tem o seu espaço e a sua utilidade!  Deve é estar no lugar certo, de modo a
ser mais eficaz e ordenado, ser operado por amadores (futuramente creio que
apenas associações) ideonios e responsaveis, com uma gestão de frequencias e
salas adequados, de modo a que se evite ocupar varias frequencias com a
mesma "conversa", e ocupando uma banda suficientemente livre e ampla, para
poder albergar os sistemas necessarios para uma cobertura efiaz de portugal.
É claro para todos, que as bandas adequadas para este serviço, e até por uma
questão de ocupação das bandas será UHF e frequencias superiores. As
frequencias consignadas aos antigos repetidores de !,2MHz de desvio, em UHF
são realmente um bom aproveitamento do espectro, e como tal apoio a 100%
consignação destas frequencias aos echolinks.
Os sistemas de ligação de um serviço publico ao rádio são proibidos pelo
regulamento vigente, e sendo a internet um serviço publico, acessivel a
todos, só posso considerar os echolinks ilegais, sendo no entanto tolerados
pela ANACOM, como são o APRS e o PACKET ou a TVA. Todos estes serviços e
ainda outros omissos, são praticados numa base de tolerancia por parte da
ANACOM, que não deixa de ter a sua cota parte de responsabilidade neste
assunto, devido ao abandono a que remeteu a legislação dos amadores de
radio. Lamentavelmente à mais de 10 anos saiu um "aborto" de regulamento, um
desfilar de lacunas e asneiras, que apesar dos esforços dos amadores para
rectificarem a situação, ainda hoje está vigente, e não mereceu por parte da
ANACOM, qualquer melhoria ou pelo menos tentativa de melhoramento, remetendo
os amadores para uma situação de ninguem saber o que é ou não é legal!
Como tal e para terminar, faço votos para que a ANACOM, legisle sobre o
assunto, de modo a colocar as coisas no seu lugar, e a acabar com "atritos",
que inevitavelmente acabam por acontecer entre todos os utentes das bandas
de amador ocupadas pelos sistemas de echolink.

73 de CT4RK

Em 18/04/07, Jorge Santos <ct2jib  arrl.net> escreveu:

> Boa tarde João
>

> Estou perfeitamente de acordo com a utilização da banda de UHF, acho que
> a frequência trás outra mais valia, como sabem há alguns equipamentos
> PMR que oferecem  a possibilidade de transmissão na nossa banda (LPD's)
> assim a colocação da faixa que tu sugeres permitiria o acesso destes
> pequenos equipamentos a um qualquer link perto da sua zona de
> irradiação. Obviamente o que se está aqui a discutir é "por ordem na
> casa" e nesse sentido reafirmo, UHF com eles...
>
> Com um abraço de
>

> Jorge Santos - CT2JIB

BPL/PLC ......No thanks!!!
Best 73 from: