ARLA/CLUSTER: FW: [VHF EA-CT] Brasil - África - Ibéria

From: VHFEACT  yahoogroups.com [mailto:VHFEACT  yahoogroups.com]On Behalf
Of Flavio Archangelo
Sent: quinta-feira, 5 de Abril de 2007 21:30
To: vhf-dx  yahoogrupos.com.br
Subject: [VHF EA-CT] Brasil - África - Ibéria

Olá André,

Espetacular trabalho! Parabéns também Rafael PY3FF e Joe CT1HZE!

O que favorece os brasileiros neste circuito é que alguns
direcionamentos de antenas Eur - Afr vão justamente cair no litoral do
Nordeste! Aí o valor da msg do Peter PY5CC de alertar os DXistas da região.

Exemplo: região de Lisboa CT -> PY0F ---> litoral PY7 = 5870 km
(distância grande, nível propag. Iono). Porém D4 -> PY0F ---> litoral
PY7 = aprox 3000 km. Também distância gigantesca porém é semelhante a CT
-> D4 que, como vcs sabem, teve contato por Tropo em 144 MHz.

Para se ter uma idéia geográfica, o mapa está em (42 KB):
http://www.archangelo.net/files/midatlantic.jpg

Portanto a maior possibilidade do contato transatlântico em 144 MHz
*neste momento* não é entre Irlanda - Terra Nova/Canadá e nem Brasil -
África do Sul/Namíbia; ou Brasil - Costa do Marfim/Gabão mas sim Tropo
entre Fernando de Noronha/Brasil - Cabo Verde/África, aprox. 2500 km.

André PY0FF, fique atento a D44TD (Xara, HK86no, Ilha do Sal) ou a
turma pelas Canárias, por exemplo o Gabriel EA6VQ (que está recebendo
este e-mail). Outras estações que já estiveram envolvidas na Tropo pelo
Atlântico (de acordo com artigos na DUBUS) e podem ser fontes para vc:
5T5SN, 6W1RD, CT1DYX, CU2JX, CU8AO, CU2JU, CN2DX, D44TT (D4B, 4L5A),
D44AC, D44BC, EA1DIH, EA1FDI, EB7COL, G4LOH.

Aqui mapa das Ilhas do Cabo Verde (249 KB):
http://www.archangelo.net/files/capeverde.jpg

Um detalhe interessante é que muitos destes contatos por Tropo Eur-Afr
começaram justamente com escutas dos beacons e não por sckeds ou
tentativas agendadas previamente pela internet. Depois de escutado os
beacons, o mundo foi então informado por todos modos possíveis.

Vejam a importância dos beacons em 144/432 MHz, questão ainda não
tecnicamente equacionada no Brasil.

Lembrando ainda que se tratando de Tropo ela não se restringe a 144 MHz
mas pode atingir QRGs mais altas até com maior intensidade. Vide os
contatos de Orlando PY2ANE com o sul e Pereira PU2WDV pelo interior, os
próprios QSOs Atlânticos Eur-Afr e pelo Pacífico entre a California -
Hawaii.

Fica expectativa que entre os mais dos 600 membros da VHF-DX alguns
sejam incentivados para essa dificílima mas marcante operação: afinal há
ou não Tropo Ducting entre Nordeste do Brasil e África/Europa em 144 MHz
acima? Seria por este circuito o primeiro QSO transatlântico em 144 MHz
confirmado com QSL e gravações (claro respeitando os claimeds)?

Esta msg também segue para a lista VHFEACT para uma possível maior
integração entre VHFers ibéricos e brasileiros. Eis os endereços:

Boa sorte!

Flávio Archangelo PY2ZX