ARLA/CLUSTER: OS RADIOAMADORES SÃO SOCIÁVEIS E ASSOCIÁVEIS? por CT3FQ(vide Blog CT3TEAM)

Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2006 - 16:42:04 WEST

OS RADIOAMADORES SÃO SOCIÁVEIS E ASSOCIÁVEIS?  por  CT3FQ  9/28/2006 às 10:11

Corro o risco de ser polémico ao generalizar que os radioamadores não são pessoas sociáveis e muito menos associáveis. Não sou psicólogo nem filósofo, e a interpretação que faço sobre a personalidade dos radioamadores surge de alguma experiência no meu relacionamento. É inegável que todos temos um ego, e é também inegável que o ego faz parte da nossa natureza, e que o nosso grande problema é não saber dimensionar o seu tamanho. Conheço radioamadores que se julgam os melhores técnicos porque montaram uma antena de fábrica, outros que se julgam os melhores DXers porque fizeram um bom score num qualquer concurso, outros ainda, que pensam que são bons em alguma coisa, mas que ainda não sabem em quê.

Nos meios pequenos, como a Madeira, a necessidade de se evidenciar é ainda maior. Por simples provincianismo, julgam-se o centro do mundo e passeiam na rua cheios de vaidade olhando os outros de cima, como se ser radioamador fosse um factor de sucesso na vida.

Como é que uma pessoa com estas características pode ser sociável? Sabemos que essas pessoas não conseguem encetar e manter uma qualquer conversa sem fazer referência ao seu curriculum como radioamador. Uma pessoa assim é sociável? Como é que alguns ainda conseguem sequer integrar-se num projecto comum? Será apenas pela necessidade de protagonismo? Porque é que alguns chegam até a engolir sapos para conseguirem participar num projecto que até criticavam? Porque vale mais, mal acompanhado, do que só?

A terrível verdade é que somos doentes, viciados em rádio, solitários e egocêntricos.

Esta é uma autentica provação ao Miguel Andrade, depois da palestra que fez em Almeirim e à qual  me parece, o CT3FQ, não assistiu. Estou "em pulgas" para ler a resposta ao comentário no geral, até ao primeiro parágrafo, obviamente.

Pois, dai para a frente,  têm destinatário madeirense identificável pelos locais e quase me atrevia a dizer, só lhe falta pôr o nome.

João Costa
CT1FBF

Mea culpa: A terrível verdade é que sou doente, viciado em rádio, solitário(não me sinto, mas..) e egocêntrico ( já fui mais, mas com o "aumento da barriga ao longo da vida" á muito que deixei de olhar para o meu próprio umbigo e acho que a visão do mundo não parte só da nossa própria personalidade.......ainda bem que vc`s  não são um grupo de terapia comportamental e os psicólogos, ainda não podem dar aulas de psicologia no ensino liceal, na cadeira em que se formaram, valham-nos os filósofos.