ARLA/CLUSTER: CQ5FOUR - BEACON 70 MHZ ACTIVO EM PORTUGAL

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2006 - 10:01:32 WEST


Foi instalado no dia 1 de Abril pela Associação de Radioamadores do Ribatejo (CT1ARR) com a autorização da ANACOM, um beacon experimental na banda dos 4 metros na frequência de 70.608 Mhz. Com o indicativo CQ5FOUR e localização na serra das Fazendas de Almeirim - Ribatejo, (N39º09´35" W008º34´68"), este beacon com a potência de 10 Watts pretende ser um elemento para o estudo da propagação nesta banda, sendo também um meio auxiliar precioso para ajuste de equipamentos e antenas de recepção.

A montagem foi feita após um pormenorizado planeamento, desde o pedido de autorização até à concretização da montagem foram alguns meses de trabalho. O emissor de CW utilizado é um equipamento antigo recuperado da banda comercial, a antena utilizada - dipolo dobrado - também "vítima" de recuperação na sucata e o gerador do indicativo feito com base num picprocessador, são no fundo as peças essenciais  que permitem a toda a comunidade radioamadorística dispôr de mais este dispositivo que nos permitirá avaliar das possibilidades da propagação nesta banda. 
Para além do mais, comprova-se que com sucatas, com imaginação e com alguma habilidade se conseguem "construir" para esta banda equipamentos, o que para já é suficiente para que alguns entusiastas tenham posto mãos à obra e já existam alguns indicativos autorizados a trabalhar os 4 metros em Portugal.

Não valerá a pena pensar em equipamentos de FM pois a banda é muito estreita e só os modos de banda estreita estão a ser autorizados pela ANACOM,  o que é perfeitamente compreenssível dado que a largura de faixa permitida nos 4 metros e neste momento em Portugal se reduz a 25 Khz.

Passada que é uma semana sobre a entrada em funcionamento já foram recebidas reportagens de colegas desde regiões tão diversas como o Algarve, Caldas da Raínha, Póvoa do Varzim, Entroncamento e Santarém para além de um colega de UK que escutou o CQ5FOUR através de meteorscatter.

 A Associação de Radioamadores do Ribatejo como responsável por este projecto, agradece o envio de informações relativas às condições de recepção do CQ5FOUR para o endereço cq5four  ct1arr.org com a indicação do local (QTH locator), intensidade do sinal e hora de escuta e se possível as condições de trabalho.

Este projecto contou com todo o apoio da massa associativa da ARR e com a colaboração mais directa dos colegas CT1BPT, CT1FJO, CT1BXT e CT1FFU.

A Direcção da ARR
direccao  ct1arr.org

Nota: Na sequência do 1º pedido a baliza foi autorizada a estar activa entre o dia 1 de Abril e o dia 31 de Agosto de 2006. Após o envio de relatório da actividade da baliza á ANACOM em Julho passado acompanhado de um pedido de prorrogação do prazo, foi autorizada a permanência no ar da baliza até ao dia 30 de Abril de 2007. 




Mais informações acerca da lista CLUSTER