ARLA/CLUSTER: Terra de Protecção e Terra de Serviço.(vide Lista Radioescutas)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2006 - 20:17:40 WEST


Prezados Colegas.

Tenho sempre algum receio de escrever sobre temas que não são dominados pela maioria dos leitores, obviamente, que quando escrevo estou a pensar no simples cidadão comum, nunca no especialista, pois para estes teria de usar uma linguagem técnica, que é normalmente desconhecida e incompreendida pela maioria. 

Não tenho nada a ensinar a especialistas, antes pelo contrário, mas acredito que utilizando uma linguagem simples posso tentar ensinar alguma coisa ao simples curioso e ao que sente neste caso, um genuíno interesse pelo nosso hobby e para assim melhorar a sua instalação. 

Isto prendesse com a resposta particular que tive de dar a um leitor do Fórum Radioescutas que veio invocar, algo que tinha lido sobre Terras e que numa instalação eléctrica era totalmente desaconselhado existir mais do que uma terra, argumentando com as diferenças de potencial que existem.

Pois ele está correcto, só que não sabe, nem lhe explicaram, que existem para começar dois tipos de "aterramento"(esta é mesmo para basileiro entender):
A Terra de Protecção e a Terra de Serviço, que como é obvio, não é a mesma coisa.

Basicamente e para que todos compreendam, a Terra de Protecção é aquela que está nas tomadas da rede eléctrica lá de casa, a outra e a por mim referida em artigo anterior, é a Terra de Serviço, para uma instalação de telecomunicações.

Assim e segundo a maioria dos regulamentos técnicos universalmente aceites:

A Terra de Protecção, destina-se a evitar os potenciais perigos de passagem e a desviar das instalações eléctricas as correntes perigosas. (já todos experimentaram os pequenos ou grandes "choques" que se apanham por vezes em aparelhos, normalmente electromecânicos , como as Maquinas de Lavar Roupa, Maquinas de Lavar Louça, Frigoríficos, etc)

A Terra de Serviço, estabelece a comunicação necessária de retorno pela terra, para o serviço normal de uma instalação de telecomunicações. 

Normalmente a Terra de Protecção e a Terra de Serviço não devem ser comuns à Terra de Protecção nas instalações Eléctricas. Exceptuam-se alguns casos.

No caso de Terra de Protecção, a resistência de terra dos eléctrodos de terra não deverá ser superior a 20 ohms.

No caso da Terra de Serviço, a resistência de terra dos eléctrodos de terra não deverá ser superior a 2 ohms.

O condutor de Terra de Serviço só pode ser ligado ao mesmo eléctrodo de terra, a que liga o condutor de Terra de Protecção, quando a resistência, do eléctrodo de terra, for igual ou inferior a 2 ohms.

Por experiência de muitos anos, posso assegurar que aqui em Portugal nunca encontrei Terras de Protecção com valores iguais ou inferiores a 2 ohms, sendo na sua maioria superiores mesmo a 20 ohms.

Obviamente, que não conheço a realidade brasileira neste campo, mas suponho que não será muito diferente da portuguesa.

Penso ter esclarecido, assim, outras duvidas que tenham surgido; não pertendo me alongar muito mais no geral, mas estou á disposição para discutir este assunto particularmente, dentro sempre dos meus limitados conhecimentos.

Um Abraço desde Portugal.

João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER