ARLA/CLUSTER: Antena com 15 mts de fio electrico.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2006 - 16:14:34 WEST


Estou utilizando actualmente no meu apartamento uma muito simples antena com excelentes resultados, tanto na escuta como na emissão que passo a descrever:

- Um fio eléctrico multifilar encapado(até podem escolher a cor) com 15mts e 1,5mm de secção.

- Um balun de relação 9:1.(ver em http://www.berlinfunk.de/mtft.html)

- 20 mts de cabo UTP espalmado(utilizado actualmente na informática com 8 condutores) com uma garra tipo, utilizada nas ligações para recarregar as baterias de 12V dos carros, onde todos os 8 condutores estão ligados.

- Um Sintonizador de Antena modelo MFJ-971.

A dimensão do fio/antena de 15 mts foi escolhida depois de ler um artigo técnico de uma serie de experiências feitas por radioamadores suíços que começam com 50 mts de fio electrico e chegaram á conclusão que nos 15 mts é a melhor dimensão para de acoplar com um balun relação 9:1(ou se quiserem 50 Ohms/450 Ohms)para operar nas bandas de amador.

O cabo UTP com 20 mts e 8 condutores de cores diferentes foi cortado segundo a banda/cor em 1/4 de onda.

Exemplo: a cor Azul foi escolhida para a banda dos 10 mts(banda de Radioamador); assim utilizando a formula L = 71.25 / f (Mhz) e sendo f=28.5 o resultado é = 2.5 mts. 

Pode-se utilizar a mesma técnica para as bandas de radiodifusão, seleccionando sempre a frequência central de cada uma das bandas. Assim e neste caso, mede 2,5 mts desde a garra até esse ponto e com MUITO cuidado abre o cabo UTP e corta SOMENTE o fio Azul. Volta a fechar o cabo UTP com fita isoladora e segue com o processo para outra banda, etc, etc. Depois de todo o processo, acabasse por ter um único fio que não foi cortado em toda a extensão do cabo UTP, no meu caso, seleccionei o fio com a cor laranja.

O cabo UTP acaba por ser uma Terra Artificial, pois morando  num apartamento a 20 mts do solo este será um processo expedito de a criar,  para quem viver próximo de um piso térreo o melhor mesmo é fazer uma ligação á Terra no Sintonizador de Antena.

Ao fio/antena de 15 mts atei um chumbo utilizado na pesca com 15 gramas de peso e TOTALMENTE recoberto com bastante fia isoladora para minimizar o impacto no caso de bater na janela de algum vizinho.

Por fim as ligações:
1º-Ligar a ponta do fio/antena oposta ao peso no contacto do balun e lança-lo para cima de uma arvore próxima, quanto mais alto melhor.

2º-Ligar um cabo coaxial de boa qualidade entre o Balun e o Sintonizador de Antena(para emissão 50 Ohms; para recepção pode ser mesmo de 75 Ohms)

3º-Ligar a garra ao chassi do Sintonizador de Antena, por exemplo na parte externa de ficha PL-259.

4º-Ligar um chicote de cabo coaxial entre o Sintonizador e o Radio.

5º-Rodar a comutação de espiras e os condensadores do Sintonizador de Antena até obter o sinal mais forte na recepção, ou o mínimo de SWR para emissão.Normalmente colocasse os condensadores no ponto medio e rodasse o comutador de espiras da bobine até obter o melhor sinal no S´Meter, passando depois para uma sintonia fina nos condensadores.

Com este simples esquema tenho obtido excelentes resultados não só nas bandas de radioamador como tambem nas bandas de radiodifusão em especial na banda dos 60mts entre os 4 700 - 5 100 KHz(em escuta) e nas de 40 e 80 mts para emissão.


                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QRA-Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail : See in www.qrz.com              
  *  In get Callsign " CT1FBF "    
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************




Mais informações acerca da lista CLUSTER