ARLA/CLUSTER: Se o rendimento tivesse voz á antenas que nem falavam.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2006 - 14:46:13 WEST


Prezados.

Desde a alguns meses fui alertado por colegas para o aparecimento de umas novas antenas "miraculosas" pois tendo uma vara de alumínio de +- 7 mts e sem, imaginem, quaisquer radiais fazem dos 6 aos 80 mts e com uma muito baixa relação de ondas estacionárias. Conjuntamente, uma, mais ou menos, conceituada marca do nosso mercado, também disponha de umas caixas "magicas" onde se ligando um dipolo com +- 6 mts de um lado e do outro, ou um só fio com +- 8 mts (tipo Longwire) também fazem semelhantes maravilhas. Sem alimentação externa,nada, bastando ligar somente o cabo coaxial. Ao menos, esta empresa ainda informa que o sistema "mágico" tem uma "atenuação" de -6 dB tanto para emissão como na recepção mas está garantida uma relação de ondas estacionárias nunca superior a 1.5 em toda esta imensa largura de banda.

Bem, para uns alguém merecia a atribuição do prémio Nobel radioamadoristico por finalmente ter inventado uma antena que conseguia algo miraculoso e mágico,  uma antena com menos de 1/1.5 de SWR desde os 80  aos 6 mts e mantendo a mesma relação quase uniformemente, inclusive nas bandas de radiodifusão, bastando erguer uma vara de alumínio c/ 7 mts e sem a necessidade de radiais. Fantastico, não acham.

Quando me contaram esta história, lembrei-me de algo muito parecido que apareceu no mercado do CB á uns anos, vindo de uma obscura firma italiana que assegurava algo muito parecido e que alguns foram imediatamente adquirir tão " espantoso invento ".

Efectivamente o fim das histórias é muito parecido, porque como no caso da antena italiana a relação de ondas estacionárias é baixa na verdade , mas também a escuta é baixa e a potência dos sinais emitidos também sofre uma grande atenuação. 

Mas afinal, o que estaria nestas "mágicas caixinhas"...?

Ora bem, a única coisa que conheço que tem uma tão grande linearidade e é muito similar nas suas características é uma carga fictícia ou aquilo a que os povos anglo-saxonicos designam por Dummy Load. Pensava eu...?!  isto para o mercado do CB funciona.... pois a maioria nem tem os mínimos conhecimentos radioeléctricos...agora, para o segmento radioamadoristico...... não pode ser! Ninguem se vai deixar vigarizar assim tão facilmente. 

Pois é, estou enganado, afinal ambos não estão muito longe, quanto aos conhecimentos radioeléctricos. Uns espertos decidiram ganhar dinheiro á custa dos fracos conhecimentos de uma cada vez maioria de colegas que se deixam levar por autenticas " histórias da carochinha ". O sistema é muito simples, a maioria depois de montar uma antena imediatamente e antes de tudo o mais vai preocupar-se com a relação de ondas estacionárias, pois bem, pensaram estas "brilhantes mentes", então se é esse o problema deles, está resolvido ....inserimos uma carga de 50 Ohm e ligamos a um dos lados um fio e eles ficam todos contentes. Quando se avalia  uma antena somente pela relação de ondas estacionárias .....então o mundo é para estes espertos vigaristas.

Prezados, isto é brincar com a vossa  boa fé, pois o que estão a comparar por 250EUR não é uma antena, mas sim uma carga fictícia com um fio ligado a um dos lados e digo mais, um qualquer fio lançado da varanda abaixo ligado a um sintonizador de antena tem muitissimo mais rendimento que isto, é escandaloso ao ponto que se chegou é um autentico insulto á vossa inteligência e ainda á quem recomende isto como antena. 

Valha-nos Deus ao ponto a que chegamos.


                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QRA-Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail : See in www.qrz.com              
  *  In get Callsign " CT1FBF "    
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************




Mais informações acerca da lista CLUSTER