ARLA/CLUSTER: Galactic Emission Mapping Project em Portugal ; Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra(vide in página Web da AMRAD)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2006 - 16:14:59 WEST


O Nobel da Física George Smoot participa na criação do Radiotelescópio da Pampilhosa da Serra, que irá estudar o Big Bang.

O físico George Smoot trabalha na captação da radiação cósmica de fundo, é este o nome da luz, com origem no Big Bang que ocorreu há 13.700 milhões de anos. Este tipo de radiação que banha por assim dizer, todo o universo, é possível de se captar nas faixas das micro-ondas, entre os 408 MHz e os 5,6 GHz. 

CT1DMK, Prof. Dr. Eng. Luís Cupido do Centro de Fusão Nuclear (CFN), uma Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico é um colaborador neste projecto em Portugal.

Na imagem em CAD(ver em http://www.amrad.pt ) a antena do projecto GEM, uma antena Cassegrain com 9 metros, destinada à observação na banda C (na faixa dos 5.6 GHz). 

O local da instalação será na Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, no centro de Portugal. Fica num pequeno planalto de 839 metros de altitude rodeado por montanhas com uma altura aproximada de 1000 metros, uma blindagem natural para se proteger das interferência de rádio.




Mais informações acerca da lista CLUSTER