ARLA/CLUSTER: RDP e colaboração.

Carlos L.R. de A.Gonçalves carlos-relvas sapo.pt
Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 - 22:51:32 WEST

Boa noite!

Tal como anunciado na m/ mensagem precedente, haveria um segundo "episódio"
relativo à RDP, já não tanto à RDPi em particular.

Desde que, há uns anos, fui convidado a reatar a m/ ligação c/ o anuário
WRTH-World Radio TV Handbook   www.wrth.com , venho compilando os
respectivos ficheiros sobre Portugal cont. e insular, onde, naturalmente, a
RDP surge à cabeça, por ser a estação estatal.

Desde o princípio, tenho obtido sempre os dados necessários sobre todas as
redes, incl. as retransmissões em VHF-FM em África (só o canal RDP África) e
Timor.

Òbviamente, como responsável pelas secções em causa, arranjo-as da forma que
considero mais racional e prática p/ o leitor, não descurando certos dados
de interesse p/ o DXista, apesar das restrições de espaço.

Paralelamente, a RDP envia todo o material p/ o WRTH, tal como tem feito há
bastante tempo.   É a única estação portuguesa a fazê-lo.   As outras nem
conhecem a publicação, embora sempre tenham estado aí mencionadas.

Bom, no fim, o "cozinhado" que o anuário apresenta sob os títulos
respectivos, tem, como não pode deixar de ser, a "assinatura" dos vários
colaboradores, i.e. cada secção reflecte o estilo, se assim se pode dizer,
de cada colaborador/redactor, e Portugal - Açores - Madeira não são,
portanto, excepções.

Pois 2005 foi o ano em que, sùbitamente, a postura da RDP mudou radicalmente
p/ comigo alegando que há já vários anos fornecia os ficheiros sobre si ao
WRTH, o que é verdade, logo, não faria sentido que fosse eu a trabalhá-los,
embora mos tivesse feito chegar, assim como dados pontuais que foram sendo
pedidos.    Ao ser publicado o WRTH 2006, a RDP terá constatado, uma vez
mais, que as 3 secções do anuário mantinham a apresentação que lhes dou.
Porém, não admitiu.

Em 2006, a RDP terá, eventualmente, ficado aliviada por, da m/ parte,  não
se lhe ter solicitado o mínimo dado, o que foi decisão deliberada da m/
parte.   Tudo foi expedido directamente p/ Londres... e daí reenviado para
mim.  Tudo foi trabalhado por mim e... enviado p/ Londres.

A teimosia da RDP tem, porém, algum fundamento: os encarregados de
fornecerem os dados ao WRTH são responsáveis pela correcção, veracidade
destes p/ com os superiores, sendo certo que a RDP adquire há muito várias
cópias do livro, onde, inclusivamente, já fez publicidade à RDPi.

Sem embargo, por outro lado, também não é menos verdade que, quer por mim,
quer pelo próprio WRTH, a RDP ficou a saber, há anos, que eu aceitara ser o
colaborador relativamente às secções Portugal - Madeira - Açores, e
colaborou, de facto, enviando material sabendo que se destinava a ser
trabalhado p/ inserção nos ficheiros que dariam origem àquelas secções.

Mas, como disse, em 2005, terá decidido algo diferente.

Tal como me confidenciou o WRTH, só o Egipto e o Omão teimam em tal prática.

Por não ter lógica que parte de cada secção seja redigida por outrem, é bem
possível que a edição de 2008 do World Radio TV Handbook já não possua o m/
nome como colaborador.

Há coisas que cansam, mormente quando são feitas por, digamos, carolice, sem
contrapartidas.

Logo, aqui também a burocracia antipática a exibir-se.

73.
Carlos Gonçalves.