Re: ARLA/CLUSTER: Testes no repetidor da Arrábida em ultra low power.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 7 de Outubro de 2006 - 00:44:50 WEST

Olá de novo Mariano
Eu tambem acho que estou a falhar nesses -135dBm!!!!...Não sei onde, mas
isso era digno de um RX de radioastronomia!. na realidade a os -123,5 dBm a
que testei o RX é que são a realidade. Abaixo disso é ruido até aos -
130dBm, onde se deixa de conseguir distinguir o tom de 1KHz do gerador e o
ruido do discriminador. Acredito que o path loss seja algo menor, visto que
as condições de propagação variam entre valores bastante diferentes entre
Sines e a Arrábida! É de notar que são 70km de mar. Nada mais que agua! Ou
seja: não existem praticamente obstruções na zona de Freshnel.
Quanto à "latoaria" usada por cá para fazer as medições assinaladas cá vai a
lista:

Gerador R&S  SMT02

Analizador de espectros R&S tipo FSP

Milivoltimetro R&S URV5

Unidade de inserção R&S URV5 Z2

No entanto, no meio de isto tudo e talvez pelo LO do transverter não ser de
desenho ideal, a figura de ruído do down converter de 2m/4m que construí,
parece-me demasiado elevada. o que prejudica lógicamente os sinais mais
fracos.

E por falar em figura de ruido, é coisa que nunca consegui fazer com
exactidão. Talvez não tenha equipamentos adequados para isso. Qual o setup
que me aconselha para eu conseguir medir por exemplo a figura de ruido de um
préamplificador a GASFET para 23cm??

73 de CT4RK