Re: ARLA/CLUSTER: Testes no repetidor da Arrábida em ultra low power.

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Sexta-Feira, 6 de Outubro de 2006 - 20:07:05 WEST

Carlitos,

Se nos teus testes os resultados foram: sensibilidade do RX  50 Ohms = 0,15
uV para 10 dB S/R

Isso significa que a mínima quantidade absoluta de energia à entrada do teu
RX para os tais 10 dB S/R seria de -123 dBm

Em relação às minhas contas, tens ainda uma margem de cerca de +8 dB a teu
favor, onde os podes perder ..., no path loss ou no cabo coaxial e antenas ?

Sabendo como tu sabes, quais são as perdas por inserção e por return loss
dos acessórios, por exemplo, antenas baixadas cavidade, comutadores, fichas
etc., é possível determinar com rigor o path loss desse link.

Olha que -135 dBm à entrado de um RX, são 39 nV rms em 50 Ohms, isso é mais
que uma bomba ... talvez as perdas sejam menores do que aquilo que estás a
estimar, quer no trajecto, quer nas baixadas e cavidades.

O facto é que ele está sensível, isso basta.
Se quiseres a AMRAD tem no observatório de Oeiras diversos equipamentos de
radio test set da R&S, tem CMS, CMTA e 2 analisadores de espectro, é só
dizeres que damos uma ajuda.

73, Mariano