=?iso-8859-1?Q?RE:_ARLA/CLUSTER:_=221=AA_DX_Camp=22=2C_ARLA; _problemas_?= na recepção.

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Domingo, 1 de Outubro de 2006 - 21:08:38 WEST

Prezado colega Carlos Gonçalves,

Também já com algum atraso eis-me a participar neste tópico.
Como algumas das minhas opiniões pessoais já forma anteriormente emitidas
por outros colegas, aqui fica mais uma ajuda à discussão deste tema.
As dificuldades para a recepção em Ondas Longas forma sentidas por mim.
Gostava de acrescentar que o fenómeno de intermodulação APENAS tinham lugar
quando o gerador estava em funcionamento, o que é de facto um fantástico
assunto técnico para aqui ser debatido.
Infelizmente, está para além dos meus conhecimentos dar uma explicação cabal
e explicar cientificamente o fenómeno, no entanto como há centenas de
utilizadores desta lista...
Para ajudar à possível explicação prática do fenómeno posso explicar que o
receptor utilizado não era um transreceptor ( ou emissor / receptor ) mas
sim um equipamento exclusivamente concebido para a recepção com cobertura do
100 KHz aos 2 GHz ( AM, FM, BLU e onda contínua ou CW como é mais conhecido
entre os amadores nacionais ).
A antena é que, a esta distância no tempo, já é agora impossível de
descriminar qual era, ( até porque pela mesma altura fizémos várias trocas
de antenas ).
Como já alguém disse, estes eventos são importantes para aprendermos com os
erros.
Na próxima oportunidade vamos recorrer às baterias e, apenas em caso de
necessidade de corrente alterna a 220 V, será planeada uma localização com
acesso à rede de distribuição de energia.
Concordo consigo quando diz que os colegas dedicados à emissão desprezam as
cautelas a ter com as antenas só destinadas a recepção, pois esse é o meu
caso. Ainda assim, como já tivemos oportunidade de discutir antes, nas
faixas dos 80 e dos 160 metros prefiro montar antenas independentes, isto é,
uma antena para emissão e uma outra só para recepção.

73's de CT1ETL - Miguel