ARLA/CLUSTER: R.NZi (e outras) e DRM.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 25 de Novembro de 2006 - 23:42:32 WET

Caro Carlos

Mais uma vez vou falar mais um pouco sobre o que eu penso da SW.MW e LW.
Como ja antes tinha referido, Se me perguntar directamente se eu gosto mais
de DRM ou do AM convencional, não tenha duvidas, que eu, Carlos Mourato,
gosto muito mais de escutar as emissões internacionais em AM convencional,
com todo o QRM e batimentos que se lhe misturam, do que em DRM...De
preferencia num radio a válvulas!!! É que para mim, nada poderá substituir a
"magia" do radio com os filamentos das valvulas acessos ou daquele verde do
"olho mágico"...Do fading, que nos faz sentir no aconchego do nosso lar,o
vazio dos milhares de kilometros percorridos por aquela onda solitaria que é
transmitida sabe-se lá de onde, e nos chega ao receptor para nos entregar o
programa que estamos a escutar. Tudo isso é uma otopia no DRM. Em DRM as
coisas não são assim!  O audio é sempre igual, Não existe magia, Não existe
sensação de distancia...É ali mesmo ou não é nada!..é uma coisa fria!...Mas
as emissoras estão cada vez mais a aderir ao sistema. Todos os dias aparecem
estações novas em teste. O problema com os receptores, talvez não saiba, mas
prende-se com o consumo, pois ainda não resolveram o problema do consumo do
modulo de DSP que é de mais de 700mA, portanto demasiado para um radio
portatil! A TI está a desenvolver um circuito integrado em tecnologia ICMOS
capaz de fazer o mesmo serviço por 200 mA. Entretanto a RADIOSCAPE que
fornece esses modulos para os receptores estará no final do ano em condições
de fornecer massivamente aos fabricantes esse dito modulo .. Ja existem
receptores no mercado, embora em Portugal ainda não A Morphy Richards ja tem
receptores com todos os modos mais DRM à venda e a AUDI prepara-se para
equipar os seus veiculos com um receptor que inclui DRM. A Sagean
informou-me por Email que em Fevereiro já enviará para o seu representante
em Portugal receptores DRM40 multimodo.
Vamos esperar para ver.

73 de CT4RK