Re: ARLA/CLUSTER: Falta indicar também os 70MHz..

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2006 - 14:20:31 WET

Olá a todos

Estou perfeitamente "sintonizado com o que se tem dito , e a meu ver bem,
sobre a abertura de novas faixas de frequencias aos amadores de radio em
portugal. Contudo, vejo que muitos colegas, procuram e legitimamente, obter
os mesmos previlegios da classe "A", tendo a classe "B", ou mesmo a "C". Não
sou defensor do exame de CW que me parece apenas uma forma de "condicionar"
o acesso" à classe "A", fazendo-me lembrar até as cotas dos politicos.. Mas
ao mesmo tempo reconheço que deve haver uma "motivação" para que exista
alguma evolução de conhecimentos por parte dos amadores. Não seria razoavel
que um condutor com a carta de condução de ligeiros pudesse assim sem mais
nem menos começar a andar com um camião com reboque. Como disse estou
perfeitamente de acordo com a abertura das faixas novas, mas acredito que
quem estiver interessado nelas. fará tudo para obter os previlégios para
nela operar. Não estou a falar contra nem a favor de ninguem. Estou a
exprimir a minha opinião pessoal e não estou em defesa de  nenhuma classe
"elitista", mas estou a a manifestar a minha opinião para evitar de escutar
em todo o lado o que muita vez escuto nas frequencias, por amadores
inclusive da classe "A"  administrativa, que todos nós ja ouvimos uma vez ou
outra: "Eu não precebo nada disto"...É caso para perguntar....Então como é
que veio parar à classe que tem???...Todos nós temos as nossas areas de
conhecimento, e acredito que todos sejam uma mais valia para o
radioamadorismo. Então façam qualquer coisa por ele. Mas por favor...Mais
passagens administrativas sou totalmente contra. Certamente não queremos que
aconteça em Portugal o que aconteceu na Italia. Agora aquilo lá é tudo à
"vara larga"...Os resultados estão à vista...Reconheço que existem
actualmente colegas que deviam estar na classe "A" pois teem todos os
requisitos para lá estarem, no entanto é um facto que atrás deles por
direito de igualdade, muitos outros iriam sem os minimos conhecimentos e até
mesmo ética de operação, ou outros conhecimentos, para poderem disfrutar das
aberturas proporcionadas aos amadores da classe "A". Depois muito mais
bagunçada acontecia e que deixaria os amadores de radio portugueses mal
vistos perante a comunidade internacional. Já chegam os erros de palmatoria
da ANACOM ICP, como  o autorizar os amadores da classe "C" a operar em FM
nas frequencias atribuidas internacionalmente a outros modos como os
144.300MHz.  Queremos novos previlégios sim!...Concordo 1000%, mas com bases
sólidas, bem definidos,e de maneira a que não se crie mais um buraco para ir
para lá fazer "bagunçada".  Muitas vezes, determinadas restrições, funcionam
em nosso beneficio, evitando que se instale uma anarquia geral no nosso
hobby.

73 de CT4RK