RE: ARLA/CLUSTER: Falta indicar também os 70MHz..

Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006 - 15:35:31 WET

Prezado Carlos Neves-CT3FQ e demais colegas.

Desde á alguns anos que existe um plano de Banda recomendado para os 70 MHz  pela IARU - Região 1, mas que infelizmente  têm pouca relação com as frequências que foram  atribuídas em Portugal pela ANACOM para pesquisa na Banda dos 4m, entre 70.600 a 70.625 MHz. Ao que se saiba somente os modos de banda estreita estão a ser autorizados, exemplo SSB e CW; também não dará para muito mais os 25 KHz.

O CQ5FOUR localizado na Serra das Fazendas de Almeirim - Ribatejo encontra-se em 70.608 Mhz.

Pelos planos de Banda da IARU que cobre as faixas de 70,000 ~ 70,500 MHz sendo a frequência de chamada em SSB,  70,200 Mhz, o que trás alguns problemas bastante  óbvios para as operações em Portugal. Era de toda a conveniência que pelo menos existisse abertura para uma faixa situada entre 70,000~70,250 MHz para ficarmos mais de acordo. Infelizmente essa faixa está á muito ocupada em Portugal por outros serviços.

Segundo os colegas que já têm permissão para operarem esta faixa, existe uma grande abertura por parte da ANACOM para dar aos amadores mais "espaço de manobra", inclusive, é patente que se algum amador quiser fazer testes em alguma banda que não faça parte das atribuídas aos amadores, pode fazer um pedido que este será devidamente analisado e autorizado, caso seja possível.

Os 4m não terão a breve prazo em Portugal qualquer mudança de estatuto, serão uma faixa de caracter provisório e de excepção para os amadores.

Ao que se sabe as faixas de 135,7 a 137,8 KHz; 7100 a 7200 KHz e 50,000 a 50,500 MHz iram já estar contempladas na alteração ao Regulamento do Serviço de Amador em portaria própria.

Tentando responder á pergunta óbvia que o Miguel Andrade-CT1ETL irá fazer seguidamente, tudo aponta que só para amadores de categoria A ou equivalente na legislação a implementar.

Agradeço ao colega Duarte-CT3HF que me esclareceu alguns pontos onde tinha duvidas sobre a banda dos 4m em Portugal.

                           73 de:
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QRA-Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37