ARLA/CLUSTER: Fado via Nova Zelândia

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006 - 00:30:21 WET

Olá a todos,

Dado que as minhas contribuições em termos de radioescuta têm sido nulas,
aqui vai uma breve experiência para partilhar convosco.
Sou um ouvinte muito raro da RNZ pois não possuo condições para receber as
respectivas emissões em casa todos os dias. Na verdade é muito mais
frequente escutar as emissões daquela estação via Internet do que via rádio.
Numa daquelas raras ocasiões em que pude fazer uma demonstração para uns
colegas de serviço, sabe-se lá porquê, tive um pressentimento... e com
excesso de confiança lá fui sintonizar os 9.870 KHz, aproveitando-me para
isso do facto de estar numas instalações mais a sério do que as minhas ( e
que não me é permitido aqui divulgar ).
O impensável acontece e muito sumida lá mesmo no fundo estava a emissão de
um programa de " música do mundo " já minha conhecida das escutas via
Internet.
Em poucos minutos a faixa musical que estava a ser reproduzido deu lugar a
outra, enquanto eu me esforçava por fazer um discurso elaborado sobre o
fenómeno que nos permitia receber que estávamos a tentar escutar,
desculpando-me inclusivamente com o facto de a Nova Zelândia não ser aqui
propriamente ao lado.
Enquando o desvanecimento lá fazendo das suas, a propagação por vezes ia
trazendo até nós algo quase imperceptível.
Foi então que alguém da minha reduzida assistência exclamou...
- Ó pá vai pregar partidas para o outro lado.
Então não se vê logo que isto é uma estação nacional ?
Oiçam lá todos a música com atenção.
- Fiquei estupefacto com tal expontânea observação tão inoportuna, só
possível de conceber em quem desconhecia completamente o funcionamento da
radiodifusão nacional e o das Ondas Curtas em particular.
Eis senão quando mais alguém às gargalhadas confirma a mesma barbaridade.
Perante tal insistência parei também para escutar melhor.
Nada mais do que música havia sido ( pouco ) escutado naquela emissão.
Foi então que me apercebi que nos estava a chegar do outro lado do mundo a
cantora Mariza num fado intitulado " Há Festa na Mouraria " do album " Fado
em Mim ".
De imediato me liguei ao sítio da estação emissora em causa e para o espanto
geral, ( apenas prejudicada pelo desfasamento de tempo normal em relação ao
rádio ), lá estava a confirmação límpida e clara.
Se a Internet não enganava ninguém, os comentários em Inglês com o sotaque
típico dos antípodas no final do tema musical, confirmava ainda por cima que
a nossa compatriota já tinha um espectáculo agendado para aquele país antes
do Natal.
Moral da história... foi preciso escutar a Mariza a partir do outro lado do
mundo para sentir um arrepio ao ouvir Fado.
Diga-se de passagem que, apesar de na minha infância esta música tradicional
estar muito presente em resultado de grande afeição da minha mãe, eu na
verdade não lhe acho piada nenhuma, ( que me desculpem os bem aventurados
amantes do Fado a começar pela minha mãe ).
Eu não acredito em bruxas, mas que dá um frio na coluna ouvir o fado na
RNZ... lá isso dá.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37