ARLA/CLUSTER: Artigo meramente informativo e para conhecimento

Roland Gonçalves Gomes Roland.Goncalves oni.pt
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2006 - 16:54:29 WET


No passado dia 30 de Outubro a Nautiradar, empresa portuguesa de electrónica marítima, promoveu junto da imprensa da especialidade uma apresentação da nova geração de radiobalizas da Mcmurdo, a gama Smartfind.

Esta apresentação que decorreu nas instalações da Nautiradar e numa acção que há muito faltava, teve a vantagem de nos colocar em contacto directo com um produto, poder avaliar as suas vantagens e modo de funcionamento, bem como alertar para a necessidade de cada vez mais focar o aspecto segurança em todas as nossas actividades desportivas ou lúdicas. Aqui tivemos a perfeita consciência de como uma simples radiobaliza pode fazer a diferença.

 

Uma gama salva-vidas....

...pelo menos, todas as embarcações registadas nas classes 1, 2 e 3 são obrigadas a ter uma radiobaliza por satélite em 406MHz.

 

A compra deste equipamento quer seja por exigência das autoridades marítimas quer seja por valorizar a sua segurança pessoal, dos seus acompanhantes e mesmo da sua embarcação, deve ser vista como um seguro de vida especial. 

É graças a sistemas do género que podemos em qualquer altura pedir auxilio e permitir que outros saibam que necessita de ajuda e que devem ir ao seu encontro. 

A radiobaliza é um dispositivo que quando activado vai transmitir por 24 ou 48 horas (dependendo do modelo escolhido) um sinal em 406MHz que será captado por um sistema de satélites de órbita polar (LEOSAR) de baixa altitude que pertencem ao sistema COSPAS-SARSAT e que se encarregam de retransmitir para estações em terra que farão chegar aos Centros de Coordenação Marítima de Busca e Salvamento (MRCC) e que posteriormente accionarão os serviços necessários de busca e salvamento. 

Além de operar em 406MHz, também funcionam em 121,5MHz, frequência de emergência aeronáutica que vai permitir às aeronaves e embarcações aproximarem-se da radiobaliza, através dum processo de radiogoniometria. 

Além disso uma luz intermitente de elevado brilho tipo LED (0,75 cd) é projectada de forma a ser visível a grande distância e ajudar à localização mesmo em situações de visibilidade fraca. 

As radiobalizas Smartfind G5 com GPS têm a grande vantagem de despoletar uma acção de busca e salvamento em menos de 3 minutos (valor típico) graças aos satélites do sistema GEOSAR. Estes encontram-se em órbita geostacionária sobre o equador e recebem os sinais de 406MHz codificados com a posição geográfica ao contrário dos satélites LEOSAR que não descodificam esses sinais. 

A radiobaliza deve ser programada com um código pessoal atribuído pelo IPTM que se designa por MMSI e que é constituído por um grupo de 9 dígitos. É este código que vai permitir os centros de busca e salvamento saber qual e que tipo de embarcação está a pedir socorro, além do local onde se encontra. 

Gama Smartfind: 

Smartfind E5 

Radiobaliza de localização por satélite em 406MHz e em 121.5MHz para permitir a localização pelas aeronaves e outras embarcações de busca e salvamento através de radiogoniometria a esta frequência em VHF. Alerta global pelos satélites COSPAS-SARSAT de órbita polar. Determinação da posição num raio de 3 milhas (5 Km); Atraso máximo típico de 45 minutos dependendo da posição do satélite em relação ao horizonte. 

Características Gerais: 

* Compacta e elegante de activação manual ou automática em contacto com a água. 

* Autonomia mínima de 48 horas após activação. 

* Luz localizadora de LED de alto brilho intermitente. 

* Função de teste incorporado para ensaio de funcionamento e diagnóstico. 

* Programação com protocolo MMSI ou de Série. 

* Duração da bateria de lítio de 5 anos. 

* Garantia de 5 anos. 

* Fornecida completa com suporte de montagem em antepara. 

Smartfind G5 

Radiobaliza de localização por satélite em 406MHz e 121.5MHz, mas com GPS interno de 12 canais. Alerta global pelos satélites COSPAS-SARSAT de órbita polar e pelos satélites GEOSAR de órbita geostacionária. Alerta num máximo de 3 minutos (típico). Determinação da posição num raio de 50 mts. 

Características Gerais: 

* Compacta e elegante de activação manual. 

* Autonomia mínima de 48 horas após activação. 

* Luz localizadora de LED de alto brilho intermitente. 

*Frequência também em 121.5MHz para radiolocalização pelas aeronaves e outras embarcações de busca e salvamento. 

* Determinação da posição num raio de 3 milhas (5 Km). 

* Selftest incorporado para ensaio de funcionamento e diagnóstico. 

* Programação com protocolo MMSI ou de Série. 

* Duração da bateria de lítio de 5 anos. 

* Garantia de 5 anos. 

 

Roland Gomes - CT2JHU



 



 





Mais informações acerca da lista CLUSTER