ARLA/CLUSTER: Terras e "terras."

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006 - 12:06:53 WET

Paulo deixe-me que lhe diga que não basta desligar os equipamentos das
antenas e da rede electrica. O campo electromagnético gerado pelo arco
de um relampago pode danificar qualquer equipamento mesmo a quilometros
do acidente. Que o diga o nosso colega CT3CD que ficou sem recepção no
seu ICOM 775  no CQWW em Outubro. Que o digam também os muitos GasFets
que já substitui nos meus preamplificadores  de VHF e UHF.

Desligar os cabos pode atenuar o efeito do brutal campo eletromagnético
gerado por um  relampago.O modo mais seguro é desligar o cabo da antena
e encaixar uma ficha PL curtocircuitada no receptor, ou em alternativa
ter um comutador de antenas com fecho à massa, ou então ser mais
arrojado e construir   um "shack" como uma gaiola de faraday.

Penso que é tudo uma questão de  estatística. O que mais me preocupa  é
que a probabilidade de cair um raio é maior do que sair o  Euromilhões...:-)

Para quem gosta do assunto recomendo a consulta do site:
http://www.lightningsafety.com

73
Carlos Neves  (CT3FQ)