ARLA/CLUSTER : FW: [radioescutas] Resumo 2441

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

-----Mensagem original-----
De: radioescutas  yahoogrupos.com.br
[mailto:radioescutas  yahoogrupos.com.br]
Enviada: domingo, 28 de Maio de 2006 12:20
Para: radioescutas  yahoogrupos.com.br
Assunto: [radioescutas] Resumo 2441

Existem 11 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

      1. Re: QRM 9+30
           De: carlosass <carlosass  ig.com.br>
      2. Re: Actualización en Programas DX
           De: JOSE MIGUEL ROMERO ROMERO <jmromero782004  yahoo.es>
      3. RES: QRM 9+30
           De: "Edvaldo Lemes" <edlemes  oi.com.br>
      4. Programa DX - RADIO DX
           De: Renato Uliana <pu2lzb_renato  yahoo.com.br>
      5. RNZI em DRM
           De: "Anderson Assis de Oliveira" <aaol2000  yahoo.com.br>
      6. Radioescutas] Escutas de fim de semana
           De: "GSCysneiros" <gscysneiros  yahoo.com.br>
      7. Re: QRM 9+30
           De: "Giuseppe Cysneiros" <gscysneiros  yahoo.com.br>
      8. LOGs de Sábado para Domingo
           De: Renato Uliana <pu2lzb_renato  yahoo.com.br>
      9. Re: QRM 9+30
           De: "Paulo Roberto Gomes Cabral" <paulo_cabral  terra.com.br>
     10. Radio Nacional de Venezuela
           De: "Anderson Assis de Oliveira" <aaol2000  yahoo.com.br>
     11. Deutsche Welle e RTL Radio em DRM
           De: "Anderson Assis de Oliveira" <aaol2000  yahoo.com.br>

 Mensagem: 1
     Data: Sat, 27 May 2006 10:48:24 -0300
       De: carlosass <carlosass  ig.com.br>
  Assunto: Re: QRM 9+30

    Olá Prezado amigo Paulo Roberto,

              Muito obrigado pelos esclarecimentos. O QRM é geral em todos
os equipamentos. Eu sou PX sob o prefixo PX7D-6812, embora esteja afastado
da faixa já a algum tempo devido a bagunça de alguns mal-operadores. Bem,
vamos ao problema: Como escrevi, uso um receptor bem antigo. Um rádio
gravador National, que tem um sensibilidade muito boa e está dando para ir
me virando, enquanto não adquiro um receptor mais incorpado como o Degen por
exemplo. O QRM surge em todos eles: National, Motobrás, Polyvox e até num
radinho japonês que ganhei da namorada. Já desliguei todos os equipamentos
da casa. Desconectei todos da tomada. Não tem jeito. Hoje pela manhã, a
recepção estava excelente com o qrm normal da faixa. Não se parece com ruido
de motor ligado, nem batedeira ou liquidificador mais é muito intenso e
atrapalha muito. É de um jeito que só consigo ouvir as emissoras muito
potentes. O que me deixa intrigado, é que no sítio, ele também está presente
mas de uma forma mais amena. Mesmo assim, incomoda-me muito. Termino ficando
entre FM e OM. E OM ainda fica um ruidinho lá no fundo.
A faixa de FM dos equipamentos que possuo não são muito boas pois escuto as
fm's locais em vários pontos do dial. Até o motobrás digital faz isso. Não
sei se por conta da deficiência de filtros ou do projeto do rádio ou se por
alta potência aplicada nos transmissores das referidas rádios. Tenho um tio
que me disse alguns dias atrás: " Isto pode ser proviniente de torres de
celular ". Quer dizer, o QRM pode estar vindo das torres de telefonia
celular. Até porque a uns 800m aqui de casa tem uma torre. Qualquer ajuda é
bem vinda. Estou à disposição. Um abraço ao amigo Paulo Roberto e aos amigos
da lista.

                                   Carlos André
                                   Caruaru / Pe

Em (23:44:29), radioescutas  yahoogrupos.com.br escreveu:

>Carlos vc está com QRM em todos os seus rádios ou só no Motobrás ? Pergunto
>isso , porque se for só em um dos equipamentos, ele pode estar trabalhando
>saturado - Não conheço o esquema elétrico desse rádio , mas ele pode ter um
>pré-amplificador de RF que cause isso - Observei isso no DEGEN DE-1103 - Ao
>colocar antena externa virava um inferno (rsrs) - Na cidade com antena
>telescópica é suicídio, pelo menos dentro de casa com televisão ,
computador
>e tudo que se tem direito ligado, a antena telescópica capta tudo -
Descobri
> [...]
>propriedade rural afastada da cidade mas não tem jeito: QRM 9+30. Sem dizer
>que já botei tudo o que foi de rádio que tenho. Alguém pode esclarecer-me a
>respeito. Resido em Caruaru/Pe. Muito grato.
>
> Um forte 73 a todos!!
>
> Carlos André

>Para enviar mensagens, escreva para radioescutas  yahoogroups.com
>
>Para sair da Lista Radioescutas, envie mensagem para:
>radioescutas-unsubscribe  yahoogroups.com
>
>Lista dedicada ao Radioescuta e Dexista, mantida pelo DXCB. As mensagens
>aqui postadas são de domínio público. Respeite a fonte original quando

 Mensagem: 2