ARLA/CLUSTER : Antena K9AY

Carlos L.R. de A.Gonçalves carlos-relvas sapo.pt
Sexta-Feira, 24 de Março de 2006 - 19:56:37 WET

A "K9AY", objecto de artigo meu na págª da ARLA, continua a ser fonte de
inspiração p/ muitos entusiastas, não necessàriamente só DXistas tal como se
entende tal designação, mas radioamadores.

A prová-lo...

http://sp3key.com/klub/k9ay_pro/index_en.html
http://speky.com/klub/k9ay_160_en/index.html

Nturalmente, c/ um conjunto de quatro K9AY e um ajustador de fase adequado
(no caso, é tb. de fabrico caseiro), as pontencialidades aumentam de
sobremaneira... assim haja espaço e, como se refere no texto, muito
entusiasmo!

Quanto à m/ experiência pessoal, uma das K9AY que utilizo, de 2 quadros
junto ao solo  (igual às mostradas nas citadas hiperligações) continua a
permitir-me bom DX e a rivalizar frequentemente c/ as 3 Beverage, apesar das
limitações destas: não têm terminação resistiva, e uma delas, pelo seu
modestíssimo comprimento (60 m), nem merece a designação.   Contudo, em HF,
revelam-se extremamente úteis e difíceis de suplantar por qq. outra antena
elevada (a altura média até ao solo das 3 Beverage é o valor típico de 1,5
m).

Bons DX.

Carlos Gonçalves.