RE: ARLA/CLUSTER Fenómeno interessante

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Segunda-Feira, 13 de Março de 2006 - 22:48:37 WET

Alô Grande Mourato,

Fiquei muito satisfeito por alguém vir desta forma confirmar suspeitas que
tenho há vários anos e que são alvo até de uma certa brincadeira por parte
de colegas que fazem parte desta lista.
Os poucos que me levaram a sério sabem que há anos noto aquilo que defendo
serem reflexões provocadas por aeronaves, isto é, um súbito aumento de sinal
e respectivo retorno ao ponto inicial.
Este fenómeno permite-me receber por vezes estações com sinais superiores a
9 quando o seu normal é na ordem de 2 ou 3 apenas, como o caso do Pedro
Graça ( CT1ETM ). Tudo isto se passa com a antena vertical pois ainda não
tive tempo de testar a horizontal.
Note-se que este fenómeno ocorre por apenas alguns segundos e não provoca
qualquer distorção na voz. Outra característica é a sua assinatura, isto é,
a forma harmónica como o sinal sobe e desce e a perfeição da trajectória
esperada naquela duração característica.
Desde que comecei a dar nota deste fenómeno tenho tentado convencer os meus
interlocutores pois li há muitos anos sobre as experiências de colegas
Suíços e Alemães em microondas através da reflexão em aeronaves.
Aqui na minha zona o fenómeno só termina nas escassas horas em que não se
verificam voos no aeroporto da Portela de Sacavém, daí eu ter prestado
atenção, em alturas como o EURO 2004, onde a frequência do acontecimento se
deu em proporção ao aumento anunciado no tráfego de aviões.
O que teve lugar no passado dia 6 de Março foi muito diferente e durou cerca
de 10 minutos.
Relembro que o fenómeno que se viria a fixar nos 40º teve na meia hora
anterior várias manifestações menores noutras direcções. Daí vocês gozarem
com o facto de eu não ter a antena parada. Pudera, eram de tal forma as
direcções pouco habituais de onde recebia bons sinais do RV56 que de facto
dava para aquecer o rotor.
O aeroporto de Lisboa situa-se entre os 10º e os 30º e nessas direcções
apenas pude relatar aquele súbito aparecimento do R0 da Serra da Estrela que
infelizmente também durou muito pouco tempo.
O que me deixou perplexo é que também eu deixei simplesmente de vos escutar
de um momento para o outro.
Se não tivesse na mesma noite tido mais tarde acesso ao R0 e se o silêncio
fosse extensível às outras emissões eu acreditaria que teria sido um súbito
problema na minha instalação.
O que é facto é que ontem estava a receber bem o RV56 e de repente voltou a
desaparecer durante 30 minutos outra vez. A única diferença é que só o
recebia das duas direcções usuais e os sinais nunca subiram acima do que é
normal como no dia 6.
Infelizmente tirando os rápidos testes de ontem não tenho podido usar o
rádio pelo que ou eu me engano muito ou isto está para dar a cambalhota nos
2 metros.
João Costa como é que estamos de acontecimentos em USB ?
Faço aqui um veemente apelo a quem nos puder fazer o favor de divulgar por
esta via previsões ou acontecimentos fora do vulgar com a propagação nos 2
metros pois tem aqui público interessado.
E que tal um sistema de aviso via SMS sempre que algum de nós detectar
actividade ?

73's de CT1ETL - Miguel