ARLA/CLUSTER Fenómeno interessante

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Terça-Feira, 7 de Março de 2006 - 22:13:43 WET

Caros amigos,

Compete-me em primeiro lugar solicitar a compreensão dos colegas que me
acompanharam ontem nas experiências via RV56 e pedir-lhes desculpas pela
ausência súbita de contacto.
Estou convencido que fui protagonista de um interessante acontecimento que
convinha divulgar.
A forma como de súbito fiquei sem acesso ao repetidor durante um câmbio
longo que ninguém ouviu até ao fim é apenas o culminar de um conjunto de
factos pouco vulgares na minha experiência.
Para que tenham a noção das minhas condições de trabalho tenham o seguinte
em mente, para além do que ficou escrito na minha mensagem de ontem :

1- A direcção mais favorável em termos de sinal do CQ0VSTC é sensivelmente a
145º do Norte magnético, pois tenho os obstáculos já descritos na mensagem
anterior no verdadeiro azimute. Existe contudo uma reflexão forte que me
permitia até agora recebê-lo sempre nos 98º. Nessa direcção até recebo o
nosso RV56 com melhores sinais do que na mais próxima do que estaria
correcto, ou seja, nos 145º que foram supra referidos.

2 - A antena Omnidireccional está na polarização certa ( vertical ) mas o
sinal recebido é menor do que com a direccional de 11 elementos embora de
polarização contrária ( horizontal ).

3 - Na ausência de qualquer tipo de propagação, actualmente não acedo ao
CQ0VSTC com nenhuma das antenas utilizadas. Em certas alturas a antena
vertical consegue contudo superar os sinais recebidos pela horizontal,
nomeadamente quando os sinais recebidos pela direccional não se apresentam
estáveis.

Ontem pelas 0:20, tendo notado de novo sinais variáveis resolvi tentar
actuar no repetidor.
Felizmente encontrei apoio no Carlos Mourato ( CT4RK/M ).
Logo nos primeiros minutos percebi que a reflexão nos 98º não era a única
nem a mais forte.
Com muita paciência para me aturarem lá forma aparecendo outras estações das
quais se destacam nomeadamente os indicativos CT2HIV, CT2GQL, CT2JCS e
CT2JHP.
Há medida que a minha descoberta de novos pontos cardeais com resultados
surpreendentes ia acontecendo   ia descendo em igual proporção a minha
cortesia e civismo, pois nem todos os locais de onde provinham sinais fortes
do repetidor me permitiam accioná-lo e responder a quem me dava a palavra.
O fenómeno mais duradouro e onde cheguei a receber o sinal mais forte até
hoje vindo do CQ0VSTC foi na direcção dos 40º.
Aí aconteceu algo que me permitiu escutar sinais oscilantes entre 2 e 9+20,
embora com bastante intermitência e oscilações constantes.
Notei que por vezes a voz dos meus interlocutores me chegava com " efeitos
especiais " durante alguns escassos segundos.
Quando o João Lázaro me perguntou se tinha disponíveis os 80 metros ou se me
poderia encontrar com ele no MSN, participei pela última vez no QSO. Os
sinais haviam decaído bastante mas mesmo assim verificavam-se picos de 5/5.
Aproveitei para fazer um cambio um pouco mais longo já que tinha comprovado
o estranho fenómeno durante mais de 5 minutos anteriormente.
Não sei até que ponto fui escutado pois após a normal pausa para «
descanso » do repetidor ainda falei mais um bom bocado até terminar a minha
intervenção.
Quando passei a palavra de novo reparei que não estava a ser escutado pois o
QSO prosseguia sem mim.
Algures na minha longa intervenção tinha deixado de aceder ao repetidor.
Por várias vezes me solicitaram depois e nunca mais consegui fazer-me
escutar.
Troquei várias vezes de antena e aumentei a potência até aos 200 W tentando
dar resposta quando me era passada a palavra ou quando havia algum
intervalo.
Primeiro deixei de ouvir o repetidor na posição dos 40º.
Depois caiu também a habitual reflexão dos 98º.
E pouco depois nem nos 145º me chegavam sequer sussurros do repetidor.
Ainda pude escutar o José António a dizer que a melhor posição em que me
tinha escutado era na do início da sua intervenção. Por essa altura eu
estava com a antena direccional apontada precisamente nesse azimute. Inverti
as frequências de operação e chamei por ele na mesma frequência de emissão
do repetidor mas sem sucesso.
Quando perdi totalmente o contacto fiz várias chamadas com ambas as antenas
em 145,450 MHz mas não estava lá ninguém para me responder.
Tentei activar os repetidores do costume mas a única diferença que pude
sentir foi uma muito ligeira perda de sinal em relação a alguns dos mais
distantes e o desaparecimento total dos habitualmente mais difíceis.
Por volta da 1:15 voltei a escutar pela primeira vez o R0 da Serra da
Estrela e ao contrário do que é habitual consegui activá-lo com apenas 15 W
mas só com a direccional. Alguns minutos de diversão e também essa frente se
perdeu em poucos minutos, sem que ninguém me tivesse dado resposta talvez
devido ao adiantado da hora.
como esta é também uma lista de discussão, deixo à vossa consideração os
comentários que acharem por bem.
Calculo que tenha sido um bom prenúncio do que vai acontecer em breve em VHF
à imagem do que tem lugar todos os anos por esta altura.
Só para terminar, queria alertar-vos para o facto de que, com a
omnidireccional vertical, praticamente todos estes estranhos acontecimentos
não foram comprováveis.

73's de CT1ETL - Miguel