ARLA/CLUSTER Porque é que não consigo aceder ao repetidor CQ0VSTC

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Segunda-Feira, 6 de Março de 2006 - 21:15:27 WET

Prezados colegas,

Desde que foram feitas as primeiras experiências que era notória a minha
dificuldade em aceder ao nosso repetidor de Aldeia de Chãos a partir de
casa.
As poucas vezes em que o operei foi a partir do Estoril ou de Vila Nova de
Santo André.
Os relatos de várias experiências com sucesso a escassas centenas de metros
daqui, nomeadamente as comprovadas pelo Carlos Mourato na sua própria
viatura, deixaram-me perplexo e preocupado.
Pelo mapa enviado no início do processo de instalação fiquei com a nítida a
ideia que estava de facto numa zona de sombra... mas experiências realizadas
até por mim próprio em portátil aqui na zona faziam corar de vergonha
qualquer um.
Várias medidas comprovaram que a ROE e as perdas do sistema estavam muito
abaixo daquilo que esperei, ou seja, por outras palavras, 1:1 em quase toda
a faixa. Pelos meus modestos cálculos, por cada 50 W emitidos à saída do
andar final irradiam-se pelo menos 46 W ( se as fichas estiverem bem
montadas ).
Os sinais recebidos através de outros repetidores indicavam que na prática
tudo estava de acordo com estas expectativas.
O que é facto é que enquanto nunca tivera oportunidade de receber aqui o R3
de Sines, o novo RV56 faz-se presente todos os dias, embora na maior parte
das vezes, sobretudo do início de Fevereiro a esta parte, sem sinal e muito
raramente, ( na pior das hipóteses ), ao nível do ruído.
Ruído de inveja apenas vos vou podendo escutar na maior parte dos dias.
Preocupado a sério só fiquei após combinar encontro precisamente via
repetidor de Aldeia de Chãos com o colega Joachim ( DJ1SP ) na passada
Quarta-feira, acreditando que com a direccional a coisa lá ia.
Aproveitei por isso a Terça-feira de Carnaval para subir ao telhado munido
de GPS e Bússola electrónica.
Levei comigo todo o material para montar a antena Tonna de 11 elementos e lá
fui à procura do azimute.
Qual não foi o meu espanto quando os instrumentos me indicaram Aldeia de
Chãos na direcção do prédio do outro lado da rua que SÓ tem mais 15 metros
de altura que o meu !!!
Raios e coriscos... não me bastava estar do lado errado de Monsanto e tinham
que me plantar nos idos anos 1980 um prédio na pior posição que encontraram.
Isto só pode ser uma conspiração ! Estou a pensar apresentar queixa na
esquadra.
Mas que mal é que eu lhes fiz para autorizarem a construção de uma torre
neste local ?
Enchi-me de coragem e muita paciência e lá montei a dita cuja numa
polarização que não é a sua, apenas para realizar alguns testes.
O máximo que consegui foi receber um retorno com sinal 5... apontando para
Este !?!
Graças a este " ricochete " recebia tremendamente melhor o repetidor do que
na devida direcção, mas quanto a accioná-lo, nada !... nem com os 200 W.
Resolvi colocar a antena na sua polarização correcta a ver no que dava.
Na direcção certa também nem se ouvia o repetidor, embora lá estivesse um
QSO entre as estações CT4RK e CT2GXB.
Na tal reflexão, desviada cerca de 47º da direcção certa, o sinal caíra para
2 com a polarização horizontal e continuava a não activar o repetidor.
Apontando a mesma direccional na polarização horizontal agora ao CQ0VMD na
Vidigueira, por exemplo, conseguia um sinal de 2 e acho que me faço lá
ouvir. A diferença é que para este outro, os únicos obstáculos são uns
prédios pouco mais altos do que o meu e do outro lado da 2ª Circular.
Moral da história, vão continuar a comunicar-se comigo no CQ0VSTC quando eu
estiver a passar algum fim-de-semana no Estoril ou em Santo André.
Lamento mas não posso demolir um prédio de 12 andares. Era bom que por aqui
se pudessem enviar anexos pois brindava-vos logo com umas quantas fotos.
Vou é convencer a patroa a mudar de casa :-D
Ali para os lados do Pedro Graça faz-se o repetidor de Lisboa até em
portátil sem antena :-)
Enquanto isso não acontecer, basta afastar-me o equivalente a um campo de
futebol aqui de casa e já consigo receber o " beep " característico do
retorno do nosso repetidor quando uso o RV56 com o tom 74.4 Hz.
Um forte 51 a todos.

73's de CT1ETL - Miguel