ARLA/CLUSTER : RE: Modos Digitais em OC e VHF.

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quarta-Feira, 28 de Junho de 2006 - 23:12:57 WEST

Olá a todos,

Então já temos em lista como prováveis interessados para um teste nesta
Sexta-feira ( a partir das 21:30 locais ) os seguintes interessados :

CT2IRJ - Salomão
CT1ETL - Miguel
CT1ILO - Vítor
CT1GFQ - Carlos
CT2JIB - Jorge
CT2HZU - ?

Da minha parte asseguro-vos que farei como combinado chamadas no repetidor
de UHF da Serra da Amoreira e em 145,275 MHz ( esta a pensar no Carlos ).
A partir daí vamos iniciar os preparativos para PSK-31 e guardamos para
outras alturas próximas os outros modos uma vez que, se não estou
equivocado, o Jorge Santos nunca trabalhou nesta modalidade.
Solicito apenas a quem nunca o fez que procure um programa gratuito na
Internet denominado DIGIPAN.
Podem escolher outro qualquer, mas pelo menos este eu conheço muito bem,
ainda que seja menos evoluído do que muita da concorrência.
Lembrem-se que preferiria usar a frequência recomendada pela IARU na faixa
dos 2 metros ( 144,135 MHz ) para as experiências, porque haverá por certo
muita confusão em 14,070 MHz e não é nada prático para poder orientar quem
está a começar.
O plano é os mais experientes irem dando instruções a quem nunca operou
neste modo até termos as estações todas em emissão.
Caso um de vós não possa ainda emitir por falta de " interface " apropriado,
pelo menos vai entrar em contacto com os procedimentos e vai poder receber
as nossas emissões, já que para isso apenas deve ligar uma saída de áudio à
placa de som e colocar o programa a funcionar.
O problema da faixa dos 2 metros é que estas comunicações se fazem em SSB,
contudo já estou a ponderar uma solução para isso caso algum de vós não
tenha banda lateral em 144,135 MHz.
Se tudo correr bem comunicaremos em vários modos, entre os quais em FSK
também.
Confirmem se estão todos de acordo com este plano.

73's de CT1ETL - Miguel