ARLA/CLUSTER : Qual a melhor antena VHF ou Dualband para sair de buraco...?

Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 - 16:42:16 WEST

Por experiência de alguns anos e não só, prefiro uma mediana antena direccional a uma excelente antena vertical (omnidireccional).

Basicamente, o que diz a teoria para as verticais; em terrenos acidentados uma boa opção seriam antenas reduzidas de 1/4 de onda, devido aos seus planos de radiação, em terrenos medianamente acidentados 1/2 onda e em terrenos planos ou no alto das serras, 5/8 ou superiores.

Eu disse teoria, pois na pratica, a infinidade de pormenores que envolve uma antena cria situações dispares e por vezes muito difíceis de explicar.

No caso de instalações fixas, uma direccional dual-band resolve 95% dos problemas ou duas direccionais de poucos elementos para VHF e UHF separadas e ligadas a um duplexer tira-vos de qualquer buraco. Á que olhar onde estamos e os terrenos á nossa volta, provavelmente para um dos lados nem será necessário apontar, para lá, uma direccional e a reflexão faz maravilhas, eu que o diga, pois tenho todas as antenas na varanda a 15 mts ao nível do mar e rodeado de prédios, em quase todas as direcções

Neste momento e tendo por base o preço em Portugal de uma x510n nova, consegue-se compar; uma direccional de 4 elementos para VHF + uma direccional de 9 elementos para UHF + um duplexer e ainda, um pequeno rotor usado, para movimentar isto tudo; na Internet. Obviamente que o rotor é o ponto mais fraco da instalação, mas juntando um pouco mais é um bom investimento no futuro.

Outra coisa, é o cabo coaxial, esqueçam o RG-213 ou RG-8 e nem pensar em RG-58 em VHF e UHF; é FUNDAMENTAL usar cabo de baixas perdas, a menos que se queira ter uma boa carga fictícia.

Reparem nisto, é mais facil alguêm dar 500 Euros por um radio, a dar 150 Euros por um cabo de baixas perdas e 250 Euros por uma antena,  ERRADO.

Quantos conhecemos que fazem isto....?

A titulo de exemplo, e a minhas expensas, resolvei fazer uma demonstração pratica, em casa de um colega que tinha sensivelmente gasto o equivalente a 400EUR num radio dual-band, 50EUR num cabo RG-213 e 150EUR numa antena vetical. A minha instalação tinha por base um portátil dual-band usado com + de 10 anos, cabo CO-22 com 4 anos e uma antena direccional dual-band usada, com + de 6 anos á intempérie. O valor comercial estaria por 1/4 ou menos, da instalação do colega. Os resultados foram excelentes, actualmente com 1W ele faz mais que fazia com 50W anteriormente e não só a emissão melhorou exponencialmente como a recepção.

Outra coisa, esqueçam os dBs comerciais, pois a maioria, a começar pelos apresentados nas antenas verticais, são autenticas BURLAS, nem a Alice no País das Maravilhas conseguiria encontrar isso. Leiam algo sobre a matéria, descubram como eles "acham" o ganho nas verticais e nas direccionais, que são coisas completamente diferentes.

Resumindo e concluindo, mais vale uma pequena direccional a uma excelente vertical e por favor, apostem mais nos cabos, fichas e antenas e menos nos rádios.

Á muita gente a querer-vos vender gatos escléticos por lebres gordas.

João Costa
CT1FBF