ARLA/CLUSTER : Lemmenjoki - o paraíso para DXismo com 15 antenas Beverage e Long Wire, cada uma com 800 a 1000 metros de extensão.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006 - 16:07:42 WEST


Lemmenjoki - o paraíso para DXismo 

por Mika Mäkeläinen

Para a maioria das pessoas, Lemmenjoki - que pode ser traduzido como o Rio do Amor - é um parque estadual da Lapônia, um pedaço ainda virgem de natureza do Ártico. Por décadas, minas de ouro atraíram muitos exploradores para essa região. No entanto, mineração não é o que atrai um grupo de DXistas finlandeses a essa localidade desolada numa peregrinação anual chamada DXpedition. Peneirar as ondas eletromagnéticas é o que realmente revela as jóias - Lemmenjoki é um paraíso para DXismo em Ondas Médias. 

Lemmenjoki está localizada na região norte da Finlândia (nas coordenadas 26°19' Leste e 68°46' Norte), a sudoeste da cidade de Inari. Esa Hänninen, um dos pioneiros do DXismo finlandês, descobriu essa cabana às margens do lago nas imediações do parque em 1981.

Embora as primeiras DXpeditions à Lapônia foram feitas no começo da década de 70, somente uma década mais tarde os DXistas começaram a construir sistemas permanentes de antenas. Isso contribuiu em muito para a popularidade de Lemmenjoki como o destino numero 1 para DXpeditions, aonde mais de 165 DXpeditions já foram realizadas até hoje. 
 
Desde o começo dos anos 80, Lemmenjoki tem recebido uma leva ininterrupta de DXistas, geralmente 2 por vez, de Setembro a Janeiro e as vezes até Fevereiro, em cada inverno. A antiga cabana feita de madeira, que oferece acomodações básicas e um local para se cozinhar, foi reformada com o passar dos anos, por exemplo a chaminé foi totalmente reformada pelos DXistas.

A cabana pode ser usada em qualquer época do ano. Uma estação americana uma vez me perguntou se Rio do Amor se refere à forma como nós nos mantemos aquecidos lá....Infelizmente a verdade sobre o jogo da sobrevivência não é tão exótico. No inverno rigoroso os aquecedores elétricos não são o suficiente para manter o frio afastado, mas alimentado a lareira mantém a cabana aquecida e cortando lenha mantém os DXistas aquecidos.

O que faz de Lemmenjoki talvez a bem mais equipada base para DXpeditions do mundo é o vasto parque de antenas. Ao todo existem 15 antenas Beverage e Long Wire, cada uma com 800 a 1000* metros de extensão. Mais da metade delas são mais ou menos permanentes (a queda de árvores costumam quebrar as antenas), mas diversas antenas ainda precisam ser esticadas e recolhidas a cada temporada. Como o inverno é muito rigoroso cada antena é inspecionada pelo menos uma vez por semana, o que significa uma boa caminhada e trabalho de reparos para cada DXista.

As antenas e outros equipamentos são compartilhados e mantidos por um grupo coeso de DXistas de Ondas Médias Finlandeses, que investiram naquele lugar através dos anos. A maioria deles vivem na região da capital, Helsinki, a uma distância de 1100 quilômetros (700 milhas) ao sul de Lemmenjoki.

Devido à sua localização no extremo norte do globo, o Sol não passa da linha do horizonte no começo de Dezembro em Lemmenjoki. No entanto, com neve no solo e o Sol iluminando o céu mesmo estando abaixo do horizonte, o dia ainda existe entre 10 da manhã e 2 da tarde. Consequentemente, no meio do verão em Lemmenjoki temos 24 horas de luz do Sol. Graças à sua localidade, o inverno oferece um caminho se escuridão constante a várias partes do mundo o que é necessário para a captação de sinais distantes de Ondas Médias.

O local também é livre de interferências e, se comparado com o Sul da Finlândia, é muito mais longe das estações européias de alta potência.

Lemmenjoki é uma localidade bem selvagem e típica da região Ártica. As renas claramente estão em vantagem em relação ao número de pessoas e podem ser avistadas facilmente por qualquer visitante; animais mais exóticos não são facilmente avistados. As casas são raras e distantes uma das outras. No inverno, durante as DXpeditions o tempo pode estar extremamente rigoroso; um recorde de temperatura baixa de -52 graus Celsius (-61 Farenheit) foi observado em Janeiro de 1999.

 Como voce pode imaginar, manter as antenas as vezes é um desafio. 
 
(in http://www.dxing.info )
*A ultima Beverage montada, depois deste artigo ser publicado têm "somente" 1.100 mts de extensão.




Mais informações acerca da lista CLUSTER