ARLA/CLUSTER : Harmônicos, Espúrios, Intermodulação e Imagens: o que são isso? por Huelbe Garcia em Radioescutas - Grupo Yahoo.br

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 25 de Julho de 2006 - 12:24:15 WEST


Não estando em português de Portugal "dá para entender".

João Costa
CT1FBF

--- Em radioescutas  yahoogrupos.com.br, <huelbe_garcia  f...> escreveu
>
> Pessoal,
> 
> essa semana foi muito movimentada na lista! Discussões super-bacanas, mesmo! 
> 
> Mas eu notei que há confusão com alguns termos técnicos: Harmônicos, Espúrios, Intermodulação e Imagens. 
> 
> Abaixo um resumo do que cada um significa.
> 
> 
> 
> Harmônico
> Todo movimento oscilatório, seja a corda de um violão ou um transmissor de RF, poderá gerar um harmônico. O harmônico é um múltiplo inteiro da frequência principal. Um transmissor de 1000KHz poderá gerar um sinal em 2000KHz (1000Khz x 2, chamado de segundo harmônico), 3000KHz, 4000Khz e assim  por diante.
> 
> Os transmissores são construídos de tal forma que seus harmônicos são fortemente atenuados afim e não causar probemas.
> 
> Os harmônicos são gerados no momento da transmissão.
> 
> 
> 
> Espúrios
> São produtos indesejados da transmissão. Aqui se inclui os harmônicos ou qualquer outra coisa que o transmissor esteja gerando por "engano". Emissoras que se espalham pela banda (como aqui em Porto Alegre, onde a emissora de 1020 também pode ser escutada em 920...) são as que geram sinais espúrios indesejados.
> 
> Os espúrios são causados, via de regra, por problemas no transmissor ou sistema irradiante (antenas). 
> 
> 
> 
> Intermodulação
> não sei se vocês já viram isso, mas aqui em casa esto muito perto das emissoras de OM. Eu escuto, por exemplo, em 1620 a mistura dos sons de 600KHz (Gaúcha) com a 1120KHz (Caiçara). Ou então em 1690 escuta a Guaíba e a Pama misturadas (soma de 720 + 970). E, finalmente, também escuto em 420 as emissoras de 1020 e 600 (pois 1020 - 600 = 420).
> 
> Enfim, intermodulação é o produto de dois sinais que se combinam, somando ou subtraindo.
> 
> Eu acho que ela é causada no receptor ou por uma antena ativa. Filtros passa-bandas / passa-baixa são a solução para isso.
> 
> 
> Imagem ou espelho
> Não vou enveredar neste assunto, mas é necessário dizer que os receptores comerciais operam por um método chamado "heterodinagem".  Basicamente, para você escutar uma emissora em 1000KHz, o receptor gera um sinal interno de 1455KHz. A combinação destes dois sinais gera um terceiro de 455KHz (1455 - 1000) chamado de Freqüência Intermediária (FI) que é então processado pelo receptor.
> 
> Uma fenômeno que acontece neste sistema é que se existir um sinal muito forte 900KHz acima, ele também será processado pelo receptor. Este sinal, escutado no lugar errado, é chamado de imagem ou espelho.
> 
> Exemplos práticos: 
> . você escuta a Nacional de Brasil em 11780 e também em 10880
> . você escuta radioamadores próximos em 7080 e também em 6180.
> 
> A solução para isso é utilizar um antena bem seletiva (loop), filtro passa-faixas ou troca de receptor, hi!
> 
> Existe um receptor no mercado da Tecsun que permite trocar a freqüência de FI de 455KHz para 450KHz e então eliminar esta interferência na recepção.
> 
> 
> Transverter
> É um aparelho que segue o princípio de heterodinagem, tanta na transmissão como na recepção.
> 
> Na prática
> Sinal recebido na antena de 7MHz é combinado com 20MHz pelo transverter. Ele gera um novo sinal de 27MHz e entrega para o receptor
> Sinal transmitido de 27MHz é combinado com 20MHz pelo transverter. Ele gera um novo sinal de 7MHz e entrega para antena.
> 
> 
> 
> --hg
> 




Mais informações acerca da lista CLUSTER