RE: ARLA/CLUSTER : Utilitárias

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006 - 22:19:53 WEST

Olá Mourato,

Concordo a 100%.
Quanto às frequências da aviação civil considero-as " públicas " pois até
estão disponíveis via Internet ( curiosamente apenas em muitos sítios
estrangeiros, vá-se lá saber porquê ).
A alguns de vós já tive a oportunidade de contar uma história caricata que
se passou comigo, quando há uns anos atrás liguei para a ANA para lhes pedir
a lista completa.
Afinal bastava estar atento à " aproximação " para em poucos dias as saber
todas as que se usam nos aeroportos mais próximos, ( durante o EURO 2004
bastaram-me duas horas para refazer a lista toda ).
Quanto às frequências das autoridades... lamento mas, independentemente das
questões legalistas, essas nunca as divulgarei, digam lá o que se disser.
Ainda assim dando-vos apenas 3 algarismos vocês conseguirão em POUCOS
MINUTOS num dia " movimentado " apanharem TODAS as QRG's locais. Mais vos
comento que só agora é que se começam a escutar RARAS comunicações das
forças da ordem inacessíveis aos vulgares equipamentos de FM, por isso a
função dos curiosos está muito facilitada.
Só para terminar... as utilitárias que eu prefiro escutar não são estas pois
há, nomeadamente em HF, coisas realmente muito interessantes.
Apenas título de exemplo ( e não usando necessariamente o mais aliciante
deles todos ), posso referir as várias formas de recepção dos serviços
meteorológicos em imagem, mapas em FAX ou até telefonia.
A única excepção ao que atrás ficou escrito nas sub-faixas de VHF e UHF são
de facto a aviação civil e as comunicações navais, as quais por vezes são
muito curiosas e aliciantes. De toda a forma vejam-no mais como uma
hipotética " companhia " enquanto estão a fazer qualquer coisa no computador
e não como algo que se procure escutar com o empenhamento do " DXista " em
relação à radiodifusão.
Atenção amigos que isto é uma opinião pessoal e respeito que tenha outras
preferências, nomeadamente quem invoque serviços acima dos 30 MHz os quais
não referi.

73's de CT1ETL - Miguel