ARLA/CLUSTER : Testes PSK

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Segunda-Feira, 3 de Julho de 2006 - 23:48:23 WEST

Olá Jorge,

Esta tua teoria faz muito sentido de facto.
Em HF nunca tal me havia ocorrido mas em VHF foi de facto algo assim.
As emissões do Pedro ( apenas as dele ) de facto começavam sempre um pouco
afastadas em relação ao meu " nosso " tom.
De toda a forma como já expliquei vou da próxima vez testar outros programas
para avaliar as diferenças.
Por essa razão aguardo por outra oportunidade para antes ou depois do RTTY
ou do SSTV.
Fico 100% QRV.

73's de CT1ETL - Miguel

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]Em nome de Jorge Santos
Enviada: sábado, 1 de Julho de 2006 13:26
Para: Cluster
Assunto: ARLA/CLUSTER : Testes PSK

Bom dia colegas

Foi com muito agrado e pena (agrado pela reunião possível nestes modos e
pena por não estar devidamente preparado para o executar) que decorreu
ontem os testes e treino para a execução de modos digitais. Foram
realizados contactos em BPSK QPSK, acho que tudo correu como seria de
esperar, no entanto na minha posição de ouvinte pude verificar que
alguns colegas (CT2HZU e CT1ETL) tinham inicialmente um "drift" ao
iniciarem a transmissão, acho eu que esse drift se ficou a dever a uma
situação: - o tone de emissão foi inicialmente colocado a 1507 e deveria
também (isto para as aplicações que o não permitem) ter a recepção no
mesmo tone, o que acontece é que alguns emitiam em 1500 e ao receberem o
software levava-os a 1700, no inicio da retransmissão iniciavam onde
estavam colocados mas começando então o desvio a sua frequência
configurada ou seja os 1500. Eu como simples receptor recebia no mesmo
tone o CT1ETL o CT2HMN e com 20 a 25 ciclos o CT2IRJ, mas assim que a
transmissão passava para o Pedro notava-se imediatamente esse drift na
comunicação seguinte do CT1ETL - Miguel.
No seu conteúdo achei a experiência aliciante e fico a aguardar a
disponibilidade dos colegas para uma próxima realização.

73 para todos de CT2JIB